23 maio, 2022

GOUVEIA, Norberto - HISTÓRIA DO JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOA : 1971-1991.
História do Jardim
. [S.l.], [s.n.], [1991]. In-8.º (22,5 cm) de 88, [2] p. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Interessante monografia sobre o Zoo de Lisboa, pretende dar continuidade à obra de Fernando Emygdio da Silva (1886-1972), professor universitário e publicista, que esteve ligado à fundação do Jardim Zoológico, e que anteriormente publicou a História do Jardim Zoológico de Lisboa em 2 volumes, sendo o primeiro de 1965, abarcando o período 1884-1964, e o segundo, respeitando aos seis anos seguintes: 1965-1970.
Livrinho raro, com tiragem reduzida, por certo publicado a expensas do autor, notando-se o cuidado de, gráficamente, manter a coerência de linhas, "copiando" o layout da obra de Emygdio da Silva. Estranhamente, não existe qualquer referência a esta obra nem ao seu autor, incluindo a própria Biblioteca Nacional.
Livro ilustrado com inúmeros quadros no texto, e com duas estampas a cores em separado.
"A história de uma instituição como o Jardim Zoológico não e poderá esgotar num só livro. Por isso mesmo, este é o terceiro volume que surge na sequência do outros editados em 1965 (que resumiram os primeiro oitenta anos de existência do Zoo) e em 1971 (que sumariza mais seis anos de vida).
O actual volume pretende, pois, relatar o mais resumidamente possível, os últimos vinte anos do Jardim Zoológico.
Trata-se da actualização de uma história sempre em evolução, um trabalho de pesquisa e de recordações, que acaba por constituir mais um contributo para a vida de uma instituição que a todos pertence e que completou 108 anos de existência em Maio último.
Mais do que isso, é um conjunto de histórias de uma história. Daí a estruturação do livro onde recordamos, de uma forma sucinta, algumas datas que marcaram o Zoo, bem como nos debruçamos mais atentamente sobre as suas duas últimas décadas.
Quisemos também ter conhecimento de algumas histórias vividas nesta enorme Arca de Noé. Para tanto, fomos ouvintes atentos de um homem - a quem se presta homenagem -, cujos últimos 55 anos foram vividos intensamente no Jardim Zoológico. Referimo-nos a Eduardo Sena Ribeiro, uma memória, uma lenda viva deste Jardim.
São histórias simples, tão simples quanto este homem que dedicou toda a sua vida a esta instituição e que, ainda hoje, mesmo reformado, não falta ao serviço."
(Excerto do Preâmbulo)
Matérias:
Preâmbulo. | Datas da História. | Os últimos 20 anos. | Um homem, uma memória. | O futuro. | Apêndice - Quadros.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
Sem registo na BNP.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário