08 maio, 2022

"VIGORIZADOR ELECTRICO" (MARCA DE FABRICA) DO DR. McLAUGHLIN
. Lisboa, Imprensa de Libanio da Silva, 1904. In-8.º (20 cm) de 86 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Livro de propaganda a um aparelho - o Vigorizador Eléctico - apresentado como meio para a cura de diferentes maleitas por acção da corrente eléctrica, invento do Dr. McLaughlin, com consultório em meio mundo, incluindo Lisboa, na Rua Augusta, 188 - 2.º andar. Impresso nos primeiros anos do novo século, em período de franca expansão dos conceitos teórico-práticos do magnetismo animal, trata-se de um interessante exemplo de marketing americano, desenvolvido em época de poucas (ou nenhumas) restrições à imaginação e promoção da charlatanice, mais ou menos bem intencionada. Raro e muito curioso.
Ilustrado ao longo do texto com desenhos e gravuras, bem como diversas estampas em página inteira.
"Vivemos da edade electrica. Atravessamos um periodo e inventos no ramo da electricidade e nada mais justo que se façam grandes progressos na applicação do dito agente physico para a cura de muitos padecimentos que atacam o homem. [...]
A experiencia, acompanhada de um estudo conscencioso e cheio de fé; uma observação detida das necessidades dos enfermos e dos debeis, combinada com uma ambição ardente de applicar os meios que podessem combater mais efficazmente os elementos que originam o enfraquecimento do organismo, permittiram-me criar um dos methodos mais maravilhosos da applicação da electricidade ao organismo humano, e congratulo-me do meu exito por haver aperfeiçoado um apparelho que vence todos o inconvenientes inherentes no emprego da electricidade e que cura em absoluto em conformidade com a exposição de factos simples e sincera, para pessoas doentes, e por haver organizado o maior negocio de esta classe que ha no mundo.
Com milhares de curas que já se levaram a effeito, e milhares de pessoas agradecidas que expressam em voz alta a sua gratidão por havel-os livrado dos horrores da dôr e da decrépitude, como garantia de futuro exito, espero aimda maiores resultados dos meus sforços para demonstrar á verdade do xioma de toda a minha vida, «que a electricidade é a base de toda a vida animal e sem ella não poderiamos viver».
Estas palavas prestam-se a um profundo estudo, e a vós, os que buscaes a saude, as recommendo, assim como muitas outras verdades que encerra este livro."
(Excerto da Introducção pelo Dr. M. A. McLaughlin)
"É um facto demonstrado que a electricidade é o mais natural de todos os remedios para a cura das doenças que affligem o corpo human o. Todo o medico que professe idéas modernas advoga o tratamento electrico e reconhece a sua superioridade sobre todos os agentes medicos, sobre tudo na sua applicação ás doenças que se relacionam com o systema nervoso. Esta é a admissão pratica da força electrica sobre os nervos e orgãos vitaes, de onde resulta para toda a pessoa pensadora, a convicção de que o meio de applicar tão poderoso agente de uma maneira efficaz, deveria considerar-se como a maior fortuna para a humanidade enferma."
(Excerto de Discurso sobre os processos do Dr. McLaughlin)
"Quando nos detemos a considerar que o nosso systema nervoso é a fonte e vida para os rins, o figado, o estomago, o cerebro, os orgãos sexuaes, e as varias funcções organicas do corpo e que depende a sua existencia do elemento vivificador da electricidade, e que sem esta vida é impossivel que o corpo possa manter a sua condição normal... [...]
Era. por tanto, de imperiosa necessidade o averiguar ou descobrir um meio simples, economico, mas efficaz, que podesse produzir e applicar correntes electricas, sem que levasse juntos os inconvenientes que se experimentam no uso de remedios ordinarios; e este vasio é o que veio preencher o Dr. McLaughlin, ao inventar o seu Vulgarizador Electrico.
Attentos sempre ás necessidades de todos aquelles a cuja saude tem dedicado os seus maiores disvellos o Dr. McLaughlin, vem de anno em anno melhorando o seu invento, até que o consegio levar ao mais alto grao de perfeição, abarcando n'este simples apparelho um meio de saturar o organismo de electricidade de uma maneira suave e fortalecente, rodeando, a parte dorida ou lesionada por uma corrente galvanica suave e continua que terá que infundir n'aquella saude, dia por dia, sem interromper para nada os habitos usuaes do padecente, e proporcionando uma cura simples e de senso commum, que tem bem merecida a immensa fama que disfructa hoje em dia em todas as partes do mundo civilisado."
(Excerto de Alguns factos que demonstram que o Vigorizador Electrico do Dr. McLaughlin é uma cura ou remedio natural)
Matérias: Introducção.| Discurso sobre os processos do Dr. McLaughlin. | Alguns factos que demonstram que o Vigorizador Electrico do Dr. McLaughlin é uma cura ou remedio natural. | Algumas palavras acerca dos nossos famosos apparelhos. | Mal de Bright [Insuficiência Renal Crónica]. | A electricidade como curativo. | Algumas palavras aos que soffrem. | Dor nas costas. | Varicocele. | Os tres periodos de debilidade seminal. | Um regulador para graduar a força electrica. | Dores rheumaticas. | Vinte annos de progresso. | O systema nervoso. | Dyspepsia ou indigestão. | A força de vitalidade em diversas edades. | Recusem-se os apparelhos baratos e de nenhum valor. | Pode cada um curar-se a si mesmo? | Homens que parecem gigantes na sua estructura physica e que não obstante carecem de potencia sexual. | O Vigorizador Electrico combate as perdas seminaes. | Aos homens que trabalham. | Padecimentos femininos. | Lista dos Consultorios e Escriptorios do Dr. McLaughlin e Companhia. | Lista dos preços dos Vigorizadores Electricos do Dr. Mclaughlin, para ambos os sexos.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário