17 maio, 2022

RODRIGUES, Manuel L. - OS JUDEUS NA PALESTINA
. Lisboa, Edição da Emprêsa Nacional de Publicidade, 1947. In-4.º (23x16 cm) de 223, [1] p. ; [
1.ª edição.
Capa de Stuat Carvalhais.
O agudizar do conflito israelo-palestiniao visto por um jornalista português presente na zona de confronto, ainda antes da declaração unilateral da independência do Estado de Israel, em 1948.
Livro impresso em papel encorpado, ilustrado com 9 estampas extra-texto, sendo uma delas um mapa da Palestina.
"Há um quarto de século que a questão da Palestina atrai a atenção do Mundo e constitui motivo de graves inquietações. Relatos de motins, assaltos e atentados com avultadas perdas de vida preenchem o noticiário quotidiano que nos chega da Terra Santa. Sucessivas comissões de inquérito têm visitado aquele país com o fim de determinarem as causas do conflito e de lhe encontrarem solução que tenha sido discutido. Pode dizer-se que não há problema internacional que tenha sido discutido com mais minúcia. Provam-no os relatórios, memorandos, livros brancos, boletins estatísticos, inquéritos económicos e dissertações políticas que a esse respeito têm sido publicados - bibliografia tão extensa e variada que poucos especialistas poderão ter a pretensão de a conhecer integralmente.
No meio dessa agitação, prossegue, silenciosa e infatigável, uma obra construtiva de grande envergadura que é o esforço tenaz e inteligente de uma raça resolvida a edificar nessa terra a pátria que lhe falta.
Esse aspecto da questão é, seguramente, o menos conhecido em Portugal e constitui o principal objecto da presente obra, baseada em observações colhidas pelo autor no desempenho duma missão jornalística como enviado especial do «Diário de Notícias» ao Médio Oriente. A pela compreensão do assunto exigia porém que ele fosse antecedido de um estudo das circunstâncias políticas e históricas que determinaram a actual situação. É esse o assunto da primeira parte deste livros. Na segunda procurou o autor, sobretudo, analisar as condições sociais e económicas que teve ocasião de conhecer na Palestina, resultantes da vasta acção ali desenvolvida pelos judeus."
(Introdução)
Índice dos capítulos:
Introdução. | Primeira Parte - O conflito e as suas origens: I. O nacionalismo árabe e a Declaração Balfour; II. Árabes e Judeus; III. A política britânica; IV. Terrorismo e emigração clandestina; V. A América do Norte e os Estados Árabes. Segunda Parte - A obra do sionismo: VI. A regeneração da terra; VII. A conquista do deserto; VIII. Uma nova estrutura económica e social; IX. Indústria e capacidade de absorção; X. A cultura hebráica; XI. Efeitos da colonização judaica. | Conclusão. | Apêndices - Texto do Mandato da Palestina. Recomendações da Comissão de Inquérito Anglo-Americana. Capítulos a Carta das Nações relativos ao regime de tutela. | Índices - Alfabético dos nomes próprios. De gravuras. Dos capítulos.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Livro sublinhado a lápis. Sem f. ante-rosto.
Invulgar.
Com interesse histórico.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário