25 maio, 2022

OLIVEIRA, Emygdio d' - VASSALOS DA INGLATERRA? NÓS!
Emenda á nota allemã em que se declara guerra a Portugal
. Porto, Editor Zacharias Rodrigues, [1916]. In-8.º (21,5x11 cm) de 16 p. ;: [1] encart. ; B. Paginas de Fé e de Revolta - II
1.ª edição.
Enérgica refutação do autor à acusação do embaixador germânico, aquando da declaração de guerra a Portugal, de que seríamos "vassalos" da Inglaterra.
Inclui um encartável impresso em rosa - Memorandum - que reúne um conjunto de datas/eventos relevantes para a participação de Portugal na Grande Guerra, com início de 7 de Agosto de 1914 - "O governo declara que não faltará aos deveres impostos pela alliança ingleza" - 21 de Março de 1916, com a apresentação do projecto de lei da censura em tempos de guerra, - terminando com uma informação: Noticia grave - La base militar de municionamiento de Galicia.
"O embaixador allemão não nos deixou irritados, nem medrosos, nem surprehendidos.
Deixou-nos humilhados.
O que, momentaneamente, nos prende ao solo e nos verga a fronte, não é, não foi jamais, a audacia dos grandes bandoleiros, nem a ameaça dos grandes generaes. E dos sabios nós temos uma noção nebulosa, sem nitidez, desde que elles nos pedem alta remuneração pelo seu talento e o sacrificio do nosso sangue pela sua virtude. Mas nós somos aquelle grande pequeno povo, que não sendo nada na industria, pouco no commercio e debil artifice na satisfação das curiosidades, vive, ha tres seculos, na piedade do seu passado, ajoelhado sobre a sepultura dos seus heroes e no degrau do altar de marmore dos seus santos."
(Excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa algo manchada.
Raro.
Com interesse para a bibliografia WW1.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário