04 março, 2022

RESTAURANTES DE PORTUGAL - Roteiro gastronómico : 1971.
Elaborado por: LEM - Laboratório de Estudos de Mercadotecnia, r. l. Aprovado pela Direcção Geral do Turismo ao abrigo do Art.º 24 do Decreto n.º 34 134
. [S.l.], [s.n. - Impressão offset da Litografia União], 1971. In-4.º (23x10,5 cm) de LII, [8], 183, [9] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Curioso roteiro gastronómico nacional distribuído no início dos anos 70 do século passado, com tradução para cinco línguas: espanhol - francês - inglês - alemão - norueguês.
Trata-se de um guia de concepção inovadora, raro, gráficamente atraente, editado na parte final do regime do Estado Novo - o primeiro do género que se publicou entre nós. Ilustrado com mapas, desenhos e fotografias a cores ao longo do livro.
"Não dispunha, até hoje, quem quer que viajasse em Portugal, de uma publicação que auxiliasse a escolher e encontrar o estabelecimento onde tomar as refeições.
A consciência desse problema levou-nos a procurar dar-lhe a solução que esta brochura, cremos, poderá constituir. Foi nossa preocupação possibilitar a quem a utilizar,  um conjunto de informações que permitam uma escolha segura, eliminando tanto quanto possível as surpresas que por vezes podem destruir o prazer de uma viagem.
Se esta 1.ª edição, porque, como é compreensível, não está isenta de inexactidões, nos não satisfaz ainda inteiramente, a verdade é que, pelo menos, nos deixa encorajados para prosseguir. Estamos certos de que os industriais nos darão o seu indispensável apoio com cada vez maior intensidade e do público, cuja reacção aguardamos ansiosos, esperamos a exteriorização das críticas e sugestões que nos ajudem a fazer melhor.
E entretanto, com todo o prazer a todos desejamos boa viagem e... bom apetite."
(Apresentação)
"A cozinha tradicional portuguesa é rica no seu conteúdo, mas é-o muito especialmente pelo cuidado que pomos na própria confecção dos pratos. É rica também porque os pratos regionais são inúmeros e tão variados como o Minho é diferente do Algarve.
Cada região, diríamos mesmo, cada lugar, se orgulha de uma especialidade  muito sua, só sua.
São essas comidas e doces típicos que passaremos a mencionar, não só os tradicionais - de certo os melhores -, mas especialmente aqueles que na sua região, seja num hotel, numa pensão, estalagem, pousada ou mesmo no mais modesto restaurante, à beira da estrada ou escondido em qualquer recanto, se possam encontrar fàcilmente na lista da casa."
(Gastronomia portuguesa)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa apresenta mancha de humidade (desvanecida) no pé.
Raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Com interesse histórico e gastronómico.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário