03 março, 2022

GONÇALVES, Tenente - H. de Assis - CHAMA DA PÁTRIA. Esforço de Portugal na Grande=Guerra.
Separata do "Correio de Coimbra"
. Coimbra, Tip. da Gráfica Conimbricense, L.ᵈᵃ, 1924. In-8.º (22 cm) de 47, [1] p. ; [2] f. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Interessante e raro subsídio para a história da Grande Guerra pela pena de um dos mais ilustres participantes no conflito - Assis Gonçalves -, bem como para a homenagem ao Soldado Desconhecido através do Lampadário "Chama a Pátria".
Livro ilustrado no texto com fotogravura do Mosteiro da Batalha e um esboço das linhas portuguesas e alemãs na Batalha de La Lys, e em separado, com duas estampas impressas sobre papel couché: Ultimo e definitivo projecto do Lampadário "Chama da Pátria" tal como se encontra no Mosteiro da Batalha velando os restos simbólicos dos Heróis portugueses na Grande Guerra; Primeiro projecto do Lampadário "Chama da Pátria".
Exemplar muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor, datada de 7-VI-924 ao "excelente amigo e ilustre camarada Tenente Antonio Henriques da Silva, com afectuosa estima ofereço para o seu museu de inutilidades".
"No 6.º aniversário da Batalha do Lys, símbolo do sacrifício heróico de Portugal na Grande Guerra, lembremos com saudade, com gratidão e com amor, êsses 200.000 bravos portugueses mobilisados, dos quais 54.976 foram à Flandres oferecer generosamente os seus peitos de combatentes...
Numa préce religiosa, invoquemos êsses 10.0000 mártires formosos que suas vidas imolaram nos campos da Batalha, engrandecendo o glorioso nome da Pátria...
Não esqueçâmos êsses 7.000 bravos que regressaram a Portugal absolutamente incapazes do serviço militar! [...]
Acarinhemos essa multidão de órfãos, filhos dos Heróis que pela Pátria suas vidas deixaram nos sertões da África, nos plainos da Flandres, e nas profundezas do Oceano, palpitando momentos de glória em convulsões de amôr!"
(Excerto de Glória aos Mortos da Pátria! Honra aos seus Heróis!)
"Seis divisões alemãs investem contra dois terços de um divisão portuguesa, restos, relíquias já carcomidas pela acção desgastadora de um longo ano a batalhar... Nunca, durante esta longa guerra, os soldados dos exércitos aliados aturaram, por tanto tempo e com tanta resistência, nas frentes de batalha, os sacrifícios dos combates e os exaurimentos da vigília!
Os soldados franceses, os soldados ingleses, são de carne, osso e músculo resistente, mas vão, passados 2 mêses de frente, refazer-se para campos de repouso, muito à rectaguarda situados, de onde partem, de quando em quando, a visitar os seus Lares para se retemperarem com os carinhos da família... Mas os nossos, os soldados de Portugal, são feitos de ferro e bronze... Não teem êsses campos de repouso, não teem êsses Lares de conforto... e vivem, e resistem, durante um ano inteiro, ao trágico pavor dessas duras primeiras linhas!..."
(Excerto de A Batalha do Lys (9 de Abril de 1918), II - Estado do C. E. P. ao começar esta batalha)
Matérias:
Esforço de Portugal na Grande-Guerra : Glória aos Mortos da Pátria! Honra aos seus Heróis! | Homenagem da 5.ª Divisão de Coimbra aos Mortos da Grande Guerra. | A Batalha do Lys (9 de Abril de 1918): I - As margens do Lys e as arenas do Kibir: II - Estado do C. E. P. ao começar esta batalha; III - Primeira fase da batalha. Tenaz resistência das nossas 1.ªs linhas; IV - No auge do combate; V - Ruptura da frente de batalha; VI - Segunda fase da batalha. Denodado esforço das nossas reservas e apoios; VII - Provas de valentia dos portugueses no Lys. | O Monumento de S.ta Maria da Vitória. | Para a história do Lampadário "Chama d Pátria": - Interpretação histórica das três figuras do lampadário; - Estilo do lampadário e dificuldades na sua construção; - Tempo gasto na cinzelação do lampadário; - Auto de inauguração e entrega do lampadário no Mosteiro da Batalha; - Inscrição no mármore em que se ergue o Lampadário "Chama da Pátria" (1.ª Fase - 2.ª Fase - 3.ª Fase).
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação.Capas frágeis, oxidadas, com pequena falha de papel no canto superior dto da capa frontal.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário