30 março, 2022

BASTOS, José Gabriel Pereira - PORTUGUESES CIGANOS E CIGANOFOBIA EM PORTUGAL.
(Org.)... com a colaboração de Manuel Mendes e Elsa Rodrigues
. [Lisboa], Edições Colibri : CEMME - Centro de Estudos em Migrações e Minorias Étnicas : Faculdade de Ciências Sociais e Humanas-Universidade Nova de Lisboa, 2012. In-4.º (23 cm) de [2], 436, [2] p. ; [4] p. il. ; B.
1.ª edição.
Importante ensaio histórico, etnográfico e sociológico sobre a etnia cigana em Portugal - trabalho académico, por certo com tiragem reduzida.
Livro ilustrado no texto com gráficos, quadros, tabelas e mapas, e em separado, com 4 páginas pejadas de fotografias a cores.
"A história das relações inter-étnicas dos Europeus com os «seus» Ciganos é longa e variada. No Ocidente, tiveram direito a um período inicial de integração religiosa - apresentavam-se como «peregrinos católico» que se dirigiam a Santiago de Compostela, rompendo com a conversão forçada ao Islão, do qual fugiam para o Ocidente cristão, e como tal foram ajudados ao longo do século XV.Uma vez caída essa identidade, seguiram-se três séculos de perseguições que visavam, para além da expulsão nacional e do degredo para as colónias, duas formas diferentes de genocídio, a extinção física ou a assimilação cultural forçada, com destruição das famílias ciganas e dos seus costumes.
A partir do movimento iluminista, no final do século XVIII, e durante longas décadas, introduzindo novas formas de perseguição e de marginalização, a questão cigana tornou-se uma curiosidade histórica (que língua era aquela que falavam? de onde seriam originários?), a qual, mais tarde, se transformou em curiosidade etnográfica ou, mais precisamente,  Folk-lórica (quais eram os costumes deste povo?)."
(Excerto de Uma introdução : Os ciganos europeus em eras de perdição e de curiosidade científica)
Índice:
Portugueses ciganos e ciganofobia em Portugal: uma introdução. | Actores, história(s) e factores da vida cigana em Portugal. | Estratificação social e formas de vida. | Debates identitários virtuai: o não-diálogo intercultural. | Vozes de um  mundo distante: os Roma na Roménia.
José Gabriel Pereira Bastos (19423-2021). "Antropólogo, Psicanalista, Investigador sénior (CRIA-FCSH), co-fundador do Núcleo de Estudos Ciganos do CEMME (Centro de Estudos de Migrações e Minorias Étnicas, 2000-2008). Co-autor de As minorias étnicas em Portugal (1997), de Portugal Multicultural (1999), de Filhos Diferentes de Deuses Diferentes (2006), de Sintrenses Ciganos (2007), de Que futuro tem Portugal para os Portugueses Ciganos? (2007) e de “A questão cigana”, in Portugueses Ciganos e Ciganofobia em Portugal (2012)."
(Fonte: https://visao.sapo.pt/autores/jose-gabriel-pereira-bastos/)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário