08 março, 2022

ASYLO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO PARA RAPARIGAS ABANDONADAS.
Relatorio apresentado ao Ex.ᵐᵒ Sr. Governador Civil de Lisboa relativo á gerencia e 1880-1881
. Lisboa, Imprensa Nacional, 1881. In-4.º (23 cm) de 12 p. ; B.
1.ª edição.
Relatório do Asylo de Nossa Senhora a Conceição para Raparigas Abandonadas. Trata-se de um importante subsídio para o conhecimento desta associação de protecção a raparigas desvalidas da cidade de Lisboa. O Asilo de Nossa Senhora da Conceição, instalado no Convento do Rato, apenas em 1871 teve os seus Estatutos aprovados. Era um recolhimento temporário para raparigas abandonadas, e estava sob a superintendência do Governador Civil de Lisboa. Além da Instrução Primária, as raparigas tinham também uma formação como criadas de servir, e em outros ofícios domésticos. O opúsculo inclui no final a lista dos Subscritores.
"No meu relatorio do anno de 1877-1878, primeiro a minha gerencia, expuz a v. ex.ª os graves inconvenientes que resultavam de se achar o asylo em uma casa de tão acanhadas dimensões, e indiquei  conveniencia de que o governo de Sua Magestade lhe cedesse algum convento que vagasse, fazendo-lhe as precisas obras para o apropriar a uma instituição d'este genero. [...]
Foi felizmente attendida a minha rasoavel indicação, e em officio de 29 de janeiro de 1881 me communicou o antecessor de v. ex.ª que o governo de Sua Magestade c edêra a este asylo o edificio e cerca do convento de Nossa Senhora dos Remedios das trinas de Campolide, de que tomei posse em 21 de fevereiro."
(Excerto do preâmbulo)
"Com muita satisfação participo a v. ex.ª que a asylada n.º 199, Emilia Augusta, fez exame no lyceu de Lisboa para o magisterio official, e ficou distincta. Como disse a v. ex.ª no meu relatorio do anno passado, esta alumna, que não tem parentes alguns nem protectores, seria talvez bem desgraçada se não tivesse encontrado o amparo d'esta instituição. Ao seu optimo comportamento, á sua applicação nos estudos e á boa educação que lhe foi aqui dada, deve ella a habilitação que hoje tem para um decente e respeitavel modo de viver."
(Excerto de Exames no lyceu)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Sem registo na BNP.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário