20 setembro, 2020

BESSA, Alberto - ALMEIDA GARRETT NO PANTHEON DOS JERONYMOS. Historia dos trabalhos de propaganda para a grande manifestação nacional de homenagem ao visconde Almeida Garrett, dando-se-lhe sepultura condigna do seu alto merito, no grandioso templo de Santa Maria de Belem. Por... Secretario do Conselho Director da Sociedade Litteraria «Almeida Garrett»... (Com um "fac-simile" do testamento do grande poéta). Lisboa, Typographia - Casa Portugueza - Papelaria, 1902. In-4º (24 cm) de 45, [3] p. ; [2] f. desd. ; il. ; B.
1.ª edição.
Livro ilustrado com fotogravuras ao longo do texto, onde se destaca o jazigo mandado construir por Almeida Garrett no Cemitério do Alto de S. João, e em separado, o fac-símile em folhas desdobráveis, de grandes dimensões a primeira (35x42 cm), e menor a segunda (35x21 cm), impressas frente e verso, reproduzindo o testamento manuscrito do grande vate português.
"Este opusculo nasceu da necessidade impreterivel, reconhecida pelo auctor, de se fazer uma historia e de se instaurar um processo: - a historia dos trabalhos levados a cabo para se conseguir a trasladação de Garrett para os Jeronymos, e o processo referente á pretendida vontade expressa do poéta acerca da sua ultima morada."
(Excerto de A ultima morada do poéta)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação.Capas frágeis com defeitos e pequenas falhas de papel.
Raro.
Com interesse garrettiano.
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário