29 setembro, 2020

LEMOS, Dr. Tovar de - TERMINADA A GUERRA. A obra de Reeducação dos Mutilados de Guerra. Sua integração na vida social. (Resultados obtidos. O que é preciso fazer). [Lisboa], Cruzada das Mulheres Portuguezas : Instituto de Arroios, 1920. In-8.º (21,5 cm) de 32 p. ; B.
1.ª edição.
"Conferencia feita na Sociedade de Geografia de Lisboa, no dia 18 de Dezembro de 19189, pelo Dr. Tovar de Lemos, Sub-delegado de Saude em Lisboa, Director do Instituto de Arroios para reeducação dos mutilados da Guerra e membro do Comité Permanente Inter-aliado para estudo das questões referentes aos Invalidos da Guerra, etc."
Opúsculo muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor "a S. Exª o Presidente da Republica Dr. Antonio José d'Almeida".
"A obra da Reeducação dos nossos Mutilados de Guerra, é arvore que tem raizes, tem caule, tem folhas, tem flôres, tem frutos.
As raizes são as origens: o tronco a obra em si; as folhas, as referencias, os elogios, as censuras possiveis, emfim orgãos que mascaram por vezes a feialdade dos troncos e dão á vista a impressão de beleza das arvores; as flôres, é o que se vê, os homens estropeados trabalhando, os amputados cultivando os campos, produzindo nas oficinas, etc.
Os frutos, são os resultados obtidos, as conclusões, os ensinamentos e dos quaes extrairemos a semente que irá beneficiar outros invalidos.
Devidirei pois a minha palestra em duas partes:
Na 1.ª tratarei de dizer o que foi essa obra.
Na 2.ª tratarei do que se poderá e deverá fazer entre nós sob o ponto de vista de assintencia aos mutilados e não já da guerra, mas a todos os outros, vitimas de desastres, acidentes de ttrabalho, etc., afim de a integrar na organisação social do tempo de paz."
(Excerto da introdução)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Apresenta vinco vertical, como se estivesse estado dobrado.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário