28 setembro, 2020

MATTOS, Julio de - ALLUCINAÇÕES E ILLUSÕES. Ensaio de psychologia medica. Por... Medico adjuncto do Hospital de Alienados do Conde de Ferreira, Socio Correspondente da Academia Real das Sciencias, da Sociedade das Sciencias Medicas de Lisboa e Membro Associado Estrangeiro da Sociedade Medico-Psychologica de Paris. S. Paulo, Teixeira & Irmão - Editores, 1892. In-8.º (21 cm) de 96 p. ; B.
1.ª edição.
Interessante trabalho publicado pelo autor em S. Paulo, Brasil, e por si dedicado "aos estudantes de medicina portuguezes e brazileiros".
Esta pode ser considerado uma primeira edição, já que foi completamente restruturada, alterada e muito acrescentada, pouco sobrando do folheto original, publicado em 1880, com o título Allucinações.
"Este livro não é propriamente uma reedição do que, sob titulo de Allucinações, publiquei em 1880 n'uma tiragem extremamente limitada. Dos onze annos que me separaram d'essa data, perto de nove teem decorrido para mim no internato de um hospital de alienados; e esse tempo de experiencia, permittindo-me tomar do assumpto um conhecimento mais intimo, fez-me comprehendel-o melhor e sentir a importancia dos seus aspectos clinico e medico-legal, esquecidos no antigo trabalho e agora postos em relevo.
Assim, posso dizer que do primitivo estudo aproveitei muito pouco para esta edição definitiva. Escrevi capitulos novos, modifiquei pontos vista nos antigos de, dei um logar importante aos resultados colhidos pelo emprego da suggestão hypnotica na provocação experimental das allucinações, emfim alterei a propria fórma litteraria n'um intuito de maior clareza, tendo em vista que os estudantes de medicina constituirão naturalmente a maioria dos meus leitores."
(Excerto do Prefacio)
Indice:
Prefacio. | I - Definições e divisões. II - Etiologia. III - Theorias pathogenicas. IV - Frequencia e valor clinico. V - Medicina legal.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos e pequenas falhas de papel marginais. Miolo correcto. Deve ser encadernado.
Raro.

Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário