10 setembro, 2020

BERNARDES, Fernando Miguel - DOCAS SECAS : romance. Lisboa, Escritoe, 1991. In-8.º (21 cm) de 235, [9] p. ; B.
1.ª edição.
Romance cuja acção decorre durante a fase final do regime do Estado Novo, e "conta a história de quatro jovens contestatários que se encontram todos, por acaso, na Cintura Industrial de Lisboa".
Exemplar n.º 118 de uma tiragem declarada de 1000 unidades.
"- Anda cá, Dérito - pediu a mãe, que se aproximava coxeando, afogueada, o lenço da cabeça desapertado, e se sentou com certo alívio no rebato em frente da porta. - Vem-me aqui tirar um espinho. Traz lá de dentro uma agulha e a navalha.
- Por que é que o pai não veio com vocemecê para lho tirar? Se calhar não sou capaz...
- Cala-te e faz o que te digo. Há uma porção de coisas empatadas na fazenda. Mexe-te!
Adérito era um dos cinco filhos, tinha oito anos e não ia à escola. Sendo o mais novo, guardava as cabras. Nas horas vagas apanhava grilos, enfiava palhinhas nos rabos dos moscardos e largava-os a voar pesadamente como pequenos helicópteros. Atirava fisgadas aos pássaros e, à noite, dormia que nem uma pedra. Tal como os irmãos, rapazes e raparigas, amontoados no chão da cozinha."
(Excerto do Cap. I)
Fernando Miguel Bernardes (n. 1929). "Natural de Gândara dos Olivais, Leiria. Fez os primeiros estudos em Leiria, frequentando depois a Universidade de Coimbra e a Universidade Clássica de Lisboa, onde tirou o curso de engenheiro geógrafo. Fez um curso de pós-graduação em Cálculo Científico como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi professor do ensino secundário e professor do ensino superior, trabalhou em várias empresas e foi director do Departamento de Acção Sociocultural da Câmara Municipal de Almada. Tem participado em vários colóquios e programas relacionados com a motivação para a leitura de crianças e jovens."
(Fonte: http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/mbernar.htm)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa apresenta ténue mancha de humidade junto da lombada. Dedicatória (não do autor) na f. anterrosto.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário