WESTCOTT, S.M., IXOº., Winn - OS ROSICRUCIANOS, PASSADO E PRESENTE, NA INGLATERRA E NO ESTRANGEIRO. De... Apresentado e comentado por Luís de Matos. [A Societas Rosicruciana in Anglia. Discurso de Winn Westcott]. Sintra, Luís de Matos, 1994. In-8.º (21 cm) de 35, [1] p. ; [1] f. desdob. ; il. ; B.
1.ª edição.
Tiragem: 100 Exemplares numerados pelo autor [Luís de Matos]. O presente leva o n.º 2.
História do movimento rosa-cruz em Inglaterra, e a sua disseminação pelo mundo.
Livro ilustrado no verso da f. rosto, e com um desdobrável no interior tendo exposto em forma de diagrama as origens do movimento até à actualidade.
Valorizado pela dedicatória autógrafa de Luís de Matos ao seu Querido Irmão... que o iniciou "nestas andanças".
"Estamos a viver uma época de grande fermentação espiritual, com tudo o que há de bom e de mau nesse facto, pois que a fermentação produz substâncias e compostos muito particulares, alguns dos quais são profundamente corrosivos e, quem olha à superfície, mais não vê do que a imagem aparente da decomposição. Mas a fermentação é fundamental para que o Espírito se manifeste. É com a fermentação que no vinho se manifesta o seu espírito. É a fermentação uma chave. E, podemos dizê-lo, a fermentação, tal como a putrefacção, são bons prenúncios de um renascimento, renascimento esse que nós, portugueses, aguardamos na figura desse Espírito, que outro não é que não o Santo, que se manifestará como resultado das fermentações no seio deste complexo corpo que é a sociedade moderna."
(Excerto da Introdução)
"É bom em certos momentos considerar o nosso estatuto como Rosicrucianos, e relembrarmo-nos da origem da Sociedade a que pertencemos, para observar quão longe, nós os modernos, nos afastámos dos caminhos originais traçados pelo nosso Fundador, C.R., e tomar nota das Sociedades de Rosicrucianos do mesmo tronco comum que hoje existem, tanto quanto sabemos delas.
No que se refere à história passada não nos devemos surpreender por serem escassos os registos publicados existentes, pois o propósito dos Rosicrucianos deveria ser desconhecido das pessoas entre os quais viviam. [...]
A Estrela do Rosicrucianismo está agora uma vez mais em ascensão e a nossa Sociedade fez rápidos progressos nos últimos dez anos. É curioso notar que ondas de interesse em assuntos ocultos e místicos parecem varrer uma nação a intervalos; períodos de iluminação Rosicruciana alternam com outros períodos de dogmatismo materialista."
(Excerto do Discurso)
William Wynn Westcott (1848-1925). "Foi um teosofista e maçom, natural de Leamington, Warwickshire, Inglaterra. Foi Chefe Supremo do S.R.I.A (Societas Rosicruciana in Anglia) e co-fundador da Golden Dawn (Ordem Hermética da Aurora Dourada ou Ordem Hermética do Áureo
Alvorecer), sociedade secreta surgida em Inglaterra (1888), que
reunia várias vertentes do esoterismo.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
30€
Sem comentários:
Enviar um comentário