13 setembro, 2020

FERREIRA, Armando - AVENTURAS DE D. MARTINHO DE AGUILAR EM LISBOA. Lisboa, Livraria Editora Guimarães & C.ª, [1939?]. In-8.º (19,5 cm) de 207, [1] p. ; E.
1.ª edição.
Curioso romance de cunho humorístico, um dos mais apreciados e vendidos do autor. Teve tiragem de várias edições (pelo menos quatro) com alguns milhares de unidades vendidas - um verdadeiro best seller na época.
"- Então doutor?
- Então doutor?
- Então doutor?
- Doutor, sempre há esperanças?
O médico a brincar com a corrente de ouro que lhe ornamentava o ventre, tinha o olhar longe, e permaneceu de fronte enrugada durante alguns minutos.
Suspensa de seus lábios estava uma sentença.
Três homens, rostos macerados por longas vigilias e horas de inquietação, aguardavam que as palavras da douta sumidade clínica os elucidasse sôbre a Vida e a Morte."
(Excerto do Cap. I, Em que o leitor assiste aos últimos momentos de D. Martinho de Aguilar em companhia de sua Excelentíssima família)
Armando da Silva Ferreira (Lisboa, 1893 - 1968). "Foi um engenheiro, jornalista e escritor português. Em 1918, foi nomeado como engenheiro do Ministério da Agricultura, e no ano seguinte foi convidado a ocupar o cargo de secretário da Anglo-Portuguese Telephone Company. Iniciou a sua carreira como jornalista em 1918, no periódico A Capital, onde foi pouco depois promovido a chefe de redacção. Colaborou igualmente noutras publicações, incluindo o Comércio do Porto, ABC, Ilustração Portuguesa, Jornal da Europa , O Século Ilustrado, Gazeta dos Caminhos de Ferro, e o semanário O Domingo Ilustrado (1925-1927). Também foi um teatrólogo destacado, tendo escrito crítica teatral no Diário Popular, Notícias Ilustrado e no Jornal do Comércio. Deixou uma vasta obra literária, tendo escrito sobre vários temas."
(Fonte: wikipédia)
Encadernação em meia de pele com cantos, e ferros gravados a ouro na lombada. Conserva a capa de brochura frontal.
Exemplar em bom estado de conservação. Aparado. Rubrica de posse na f. anterrosto.
Muito invulgar na edição original.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário