02 agosto, 2019

ROTEIRO DO ARTESANATO DE GRÂNDOLA. [S.l.], Câmara Municipal de Grândola (Serviços Sócio Culturais), 1986. In-4.º (20,5cm) de 67, [1] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
As actividades tradicionais existentes no concelho de Grândola. Trabalho de recolha, incluindo o testemunho dos artesão que asseguram a produção de produtos típicos com interesse histórico e etnográfico para a região.
Muito ilustrado com reproduções fotográficas ao longo do texto, algumas em página inteira.
"A política da C.M.G. no domínio da Acção Cultural tem-se pautado pela intervenção nas mais diversas áreas, nomeadamente o Património Cultural Popular.
Na procura destes objectivos inscreve-se o Roteiro do Artesanato de Grândola numa perspectiva coerente da sua defesa através dos meios disponíveis, ou seja a sua inventariação, caracterização e divulgação.
É uma tentativa de valorizar actividades tradicionais, que a sociedade massificadora tem vindo a esquecer, preferindo o consumo que os meios de comunicação propõem em nome de valores que só por acaso contribuem para a nossa identidade cultural.
É também a homenagem da C.M.G. aos homens e mulheres do nosso concelho ainda depositários de uma cultura de que paulatinamente são guardiões."
(Preâmbulo)
"Foi percorrendo as localidades e montes deste concelho, com o método de quem procura, que este trabalho foi feito.
Junto dos artesãos obtivemos a informação da arte - técnicas materiais e funções - que sumariamente aqui descrevemos. Não estava nos nossos objectivos um tratamento diferenciado por cada tipo de produção o que implicaria um livro por cada uma delas, quando afinal, pretendemos um roteiro.
Muito está por dizer e alguns artesãos não foram incluídos por estarem temporariamente inactivos, ou terem escapado à nossa pesquisa.
Quando transcrevemos as palavras dos artistas, corre-se o risco, de um ou outro caso, a percepção não ser imediata, pela natureza de alguns termos específicos usados, no entanto pareceu-nos ser a forma mais rigorosa."
(Excerto de O levantamento - retirado da contracapa)
Índice:
A Cortiça. | Barro. | Madeira. | A Lã - O Linho e a Pesca. | Metal. | Tabua - Vime - Trigo - Palma.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário