08 agosto, 2019

PIRES, Maria Laura Bettencourt - WALTER SCOTT E O ROMANTISMO PORTUGUÊS. [Lisboa], Universidade Nova de Lisboa : Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 1979. In-8.º (20,5 cm) de 163, [1] p. ; [3] f. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Tese de licenciatura da autora. Importante subsídio para o estudo do romance histórico em Portugal.
Livro ilustrado ao longo do texto, e em separado com 3 estampas reproduzindo o retrato de Walter Scott, de um manuscrito da sua primeira novela «Waverley» e do seu túmulo em Dryburgh Abbey.
"Se Sir Walter Scott se considerava ambicioso por pretender ser conhecido em toda a Escócia, o seu desejo foi largamente ultrapassado, pois o »vento do aplauso» levou as suas obras a todo o Mundo e, devido à importância e à influência que exerceu, Scott pode ser considerado como uma figura da literatura mundial.
A popularidade de Walter Scott durante o Romantismo poderia justificar-se pelo que a sua obra tinha de inovador e por corresponder aos interesses da época, mas ainda hoje é actual e os seus romances são lidos, discutidos e servem até de argumento a filmes e séries na Televisão.
Scott foi considerado um pioneiro do Romantismo devido, sobretudo, a ter praticamente criado o romance histórico, em que se encontram, pela primeira vez na novelística, características que ainda hoje se mantêm, como descrição pormenorizada e realista do ambiente, interesse pelas figuras populares e diálogo com traços dialectais, além de uma reconstrução do passado com sentido histórico, o que nunca tinha sido ainda conseguido e em que reside grande parte do seu valor."
(Excerto da Introdução)
Sumário:
Nota prévia. | Introdução. | Notas. | Lista de abreviaturas usadas. | I Parte: 1. Walter Scott e o romance histórico europeu; 2. A voga de Walter Scott em Portugal durante o Romantismo; 3. Influência da obra poética de Scott na poesia romântica portuguesa; 4. Walter Scott e o romance histórico português; 5. Walter Scott e o drama histórico português. II Parte: Bibliografia. 1. Obras de Scott. a) Poesias; b) Novelas; c) Dramas; d) Diversos. 2. Obras de Scott traduzidas. a) Novelas; b) Baladas; c) Romances-poéticos. 3. Artigos publicados em revistas. a) Artigos com referências a Scott; b) Artigos reveladores de interesse por assuntos históricos. 4. Novelística. a) Romances históricos; b) Romances históricos em verso; c) Contos históricos em revistas. 5. Drama. a) Dramas em que há referências ou influência de Scott; b) Dramas históricos. 6. Bibliografia geral. I) Histórias da literatura; II) Histórias da novela em Inglaterra; III) Estudos literários; IV) Estudos sobre Walter Scott; V) Literatura comparada; VI) Obras de carácter bibliográfico; VII) Literatura vária; VIII) Periódicos consultados.
Maria Laura Bettencourt Pires. "É Professora Catedrática de Estudos Ingleses e Americanos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Doutorou-se em Estudos Anglo-Portugueses, na especialidade de Cultura Inglesa, na Universidade Nova de Lisboa. Tem desenvolvido a sua actividade científica e pedagógica nas áreas de Cultura Inglesa, Cultura Americana e Teoria da Cultura, tendo exercido funções na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (UNL) e na Universidade Aberta assim como nas universidades americanas de Georgetown (Fulbright Scholar) e Brown (Gulbenkian Fellow)."
(Fonte: http://www2.ucp.pt/site/custom/template/ucptpl_ctr.asp?SSPAGEID=2937&lang=1&artigoID=1605)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Contracapa com pequenas manchas.
Invulgar.
Com interesse histórico e bibliográfico.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário