24 agosto, 2019

DANVILLE, Gaston - A PSYCHOLOGIA DO AMÔR. (Traducção da quarta edição). 2.ª edição. Paris : Lisboa, Livrarias Aillaud e Bertrand - Rio de Janeiro : S. Paulo : Belo Horizonte, Livraria Francisco Alves, [1909]. In-8.º (19 cm) de [4], 175, [5] p. ; B.
Curioso ensaio sobre o Amor.
"Este livro é o complemento, e sobretudo o desenvolvimento de uma concepção geral do Amôr, sob um aspecto mais particular do que o já por mim consagrado num artigo da Revue Phylosophique, intitulado "O Amôr é um estado estado pathologico?" e do qual tentei igualmente uma adaptação litteraria, sob a forma de romance: Os infinitos da Carne".
Como conclusão d'estes trabalhos cheguei a considerar, por um lado, o Amôr como um processo physiologico normal; por outro, a Fraqueza de amar como um estado pathologico anormal.
Neste volume procurei expôr e legitimar uma definição scientifica do Amôr, definição que julgo completa e cuja formula reunirá estas vantagens: synthetizar de uma parte todos os dados da observação, por outra impôr-lhes uma interpretação nova, conveniente em harmonia com as leis biologicas e simultaneamente fundada na theoria do Transformismo."
(Excerto do Prefacio)
Indice:
Prefacio. | Primeira Parte: I - Psychologia do Amôr. II - Concepção e Methodo. III - O Amôr segundo os litteratos e os philosophos. IV - O Amôr e os amores. Segunda Parte: V - Caracteres do Amôr. VI - O ponto de vista pathologico. VII - A Genese do Amôr. VIII - Teoria psychologica do Amôr. | Conclusões.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário