21 agosto, 2019

FESTA DO TEJO. Domingo, 29 de Junho de 1947, dia de S. Pedro : Segunda-feira, 30 de Junho. Preço deste programa: 2$50 - VIII Centenário da Tomada de Lisboa. [S.l.], [s.n. - Composto e impresso nas oficinas da Papelaria Luso-Brasileira, Lisboa], 1947. In-4.º (23 cm) de [40] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Programa das festividades marítimas associadas às comemorações do 8.º Centenário da Tomada de Lisboa aos Mouros.
Livro ilustrado com bonitos desenhos, fotogravuras e publicidade associada à indústria do mar.
"Informa o Calendário das Comemorações do VIII Centenário da Tomada de Lisboa que no Domingo, 28 de Junho de 1947, se efectuará a «Festa do Tejo». É dia de São Pedro, padroeiro dos que andam sobre as águas do Mar e, para o povo português, o terceiro dos Santos Populares, que enchem de poesia o mês de Junho.
Assim, nesta comemoração, havia que juntar toda a grandeza do Rio Imperial - razão de ser da própria Lisboa, segundo a história e a lenda - sem a afastar da simplicidade ingénua com que o povo celebra esta data e o Santo porteiro do Céu; de acordo também - diremos - com a proverbial rudeza dos marítimos e pescadores, e da gente humilde que vive no bucólico encanto da paisagem, à beira dos rios, onde águas cantantes regam e fertilizam as terras e dão ao povo o pão de cada dia.
A este duplo motivo obedeceu o plano da «Festa do Tejo», nas Comemorações do VIII Centenário: Ter grandeza compatível com a soberana magestade do estuário maravilhoso; manter a característica essencialmente popular do padroeiro dos pescadores, da gente para quem São Pedro é amparo, esperança, guia e refúgio na tormenta, simples motivo para uma procissão e benção das barcas, ou para uma quadra, que o povo, eterno poeta, fez nascer e poz, como um beijo de amor, nos lábios rubros duma rapariga, e ainda na quadra de pé quebrado de um cravo de papel.
Tratava-se de prestar homenagem ao Tejo e à Cidade capital - indissociaveis pelos seculos dos seculos."
(Excerto do preâmbulo)
Exemplar em brochura bem conservado.
Raro.
Com interesse olisiponense.
35

Sem comentários:

Enviar um comentário