29 agosto, 2019

GUERRA, Maria Luísa - FADO : Alma de um Povo. (Origem Histórica). Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2003. In-4.º (24 cm) de 192, [8] p. ; il. ; B. Col. Temas Portugueses
1.ª edição.
Capa: reprodução do tema «Saudade» do tríptico «A Vida», de António Carneiro, óleo, 1899-1900.
Tiragem: 800 exemplares.
Importante subsídio para a história do Fado, e a sua ligação à memória colectiva nacional.
Ilustrado com a reprodução de um óleo de José Guerra - «Destino» - em página inteira.
"O presente estudo, como o título e o subtítulo claramente revelam, pretende ser uma inquirição sobre as origens históricas do Fado enquanto expressão do modo de ser português. Daí que nele se dê particular importância à substantiva relação que, segundo a autora, o fado mantém, por um lado, como mar e a condição viageira portuguesa e, por outro lado, com a saudade e a solidão.
A autora ocupa-se, igualmente, a traçar o perfil orgânico e temático do Fado e a considerar, atentamente, a sua singularidade como expressão musical, bem como os instrumentos - guitarras e violas - que, juntamente com a poesia das suas letras e a voz dos seus intérpretes, lhe dão vida e actualizam a sua essência, de criação popular, dramaticamente nostálgica e dolorida, em cujo centro estão as vicissitudes do amor, da paixão, do ciúme, da ausência à ansiedade, do desejo ao desengano."
(Retirado da contracapa)
Índice:
1 - Guitarras e violas (séculos XII-XVIII). 2 - Belém: praia de lágrimas. 3 - Mar e saudade. 4 - Mar e solidão. 5 - Mar e música. 6 - Fado. | Conclusão. | Referência dos fados citados. | Agradecimentos.
Maria Luísa Guerra, professora e ensaísta, é autora de extensa obra bibliográfica, sobretudo na área do ensino. Tem abundante colaboração dispersa por jornais e revistas nacionais e estrangeiros, havendo proferido conferências e participado em numerosos colóquios em diversos países europeus e do continente americano.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Esgotado.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário