18 agosto, 2019

FORJAZ, Miguel - IMPRESSÕES DA EXCURSÃO FANFARRISTA Á ILHA DE S. MIGUEL. Proprietario e Editor Miguel Forjaz. Angra do Heroismo, Composição e Impressão : Minerva Cunha, 1912. In-8.º (21 cm) de 93, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história do relacionamento cultural entre as duas principais ilhas do Arquipélago dos Açores.
Ilustrado com 5 reproduções fotográficas da época em página inteira, referentes a: Largo da Republica - S. Miguel - Açores; Costumes Michaelenses [indumentária]; Esmolas no Imperio da Rua de Cima de S. Pedro - Angra; Palacio do Governador Civil d'Angra do Heroismo; Costumes Terceirences [indumentária].
"A direcção da fanfarra Patria e Liberdade resolvendo publicar em folheto as suas impressões ácerca da excursão á formosa Ilha de S. Miguel, levada a effeito no mez de Agosto do corrente anno, só teve em mira o seguinte:
1.º --- Deixar uma recordação da triumphal viagem, de forma que os vindoiros tomem perfeito conhecimento da brilhantissima e jamais esquecida recepção, feita pelos michaelenses á fanfarra Patria e Liberdade.
2.º --- Para desfazer totalmente a má impressão que em certos espiritos pouco escrupulosos, se concentrara antes da nossa viagem sem que houvesse fundamento para isso.
3.º --- Para as familias dos fanfarristas e para todos os nossos consocios e amigos verem como visitados e visitantes se honraram mutuamente.
Por ultimo, e, digamos com orgulho, para o operariado terceirense saber minuciosamente como foi representado, recebido e tratado.
O operariado terceirense póde ter a gloria, póde ufanar-se de  a cada momento da excellente figura  que em S. Miguel fizeram os seus dignos representantes.
É pricipalmente para elles que este folheto se publica com tudo quanto a imprensa michaelense amavelmente se dignou escrever ácerca da excursão fanfarristas nos coumnas dos seus distinctos jornaes.
M. Forjaz"
(Preâmbulo, Duas palavras)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Envelhecido. Defeitos marginais.
Muito raro.
Sem qualquer referência bibliográfica, incluindo a BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário