09 agosto, 2019

MACEDO, José de - O CONFLITO INTERNACIONAL SOB O PONTO DE VISTA PORTUGUÊS : estudo político e económico. Porto, Edição da «Renascença Portuguesa», [1916]. In-4.º (24 cm) de 443, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Importante estudo sobre o 1.º conflito mundial, publicado em 1916, no 3.º ano de guerra, dedicado a várias matérias relevantes para o status quo bélico e económico, sob o ponto de vista nacional e internacional.
"Quem sentir, nos distantes campos de batalha, os choques das aluviões humanas, multiplicada a sua fôrça destrutiva, não poderá explicar semelhantes embates de agressões ferozes senão pelas ambições insatisfeitas ou pela ânsia de predomínio político e económico. Mas, apesar disso, apesar da forma brutal do conflito, há de observar-se que certas correntes idealistas se acentuaram e certos doutrinarismos se formularam, como que tôdos os actos, os mais ignominosos, dos homens não pudessem deixar de ter a recomendá-los e a consagrá-los denominações simpáticas."
(Excerto de O conflito das nações, I, A orientação da política internacional)
Índice:
O conflito das nações: I - A orientação da política internacional; II - O predomínio económico da Alemanha; III - América e Alemanha; IV - A guerra balcanica; V - Identidade geografica da Asia menor e Balcans. A política económica em Portugal e a sua orientação: I - A nossa incapacidade económica; II - A Alemanha nas suas relações comerciais com Portugal; III - A Espanha e Portugal nas suas relações económicas; IV -A Inglaterra no nosso comércio; V - O mercado do Brasil; VI - A nossa emigração; VII - O plano de desviar a nossa emigração do Brasil; VIII - Fenomenos correlacionados; IX - O desbarato da nossa vida económica; X - O problema português e a sua complexidade. O problema colonial e as influencias internacionais: I - A febre colonial; II - A alienação das colonias; III - O doutrinarismo económico e as colonias; IV - As leis orgânicas das colonias; V - Capitais estrangeiros nas colonias; VI - A questão indigena depois da guerra; VII - O regime militarista das colonias. As despezas militares na paz e na guerra e as circunstancias financeiras de Portugal: I - Resultantes do conflito internacional; II - A força armada e a vida dos estados; III - A Inglaterra e as suas despezas militares; IV - As pequenas nacionalidades e as despezas da guerra; V - De 1910 a 1914; VI - Portugal e seu exército; VII - As despezas gerais e as de guerra em Portugal; VIII - No mar; IX - A nossa administração financeira e a defesa nacional. Portugal e as suas relações internacionais: I - As alianças; II - O que devemos à aliança inglesa; III - Fantasias internacionais; IV - Vastidão do grande conflito; V - Várias fases da nossa intervenção na guerra. | Em resumo. | Errata.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa manchada.
Raro.
Com interesse histórico.
65€

Sem comentários:

Enviar um comentário