05 agosto, 2019

MONUMENTO AOS MORTOS DA GRANDE GUERRA DE ESTREMOZ - Liga do Combatentes : Subagência de Estremoz. [S.l.], [s.n. - Composto e impresso na Tipografia da L. C. G. G.], [1963]. In-8.º (19 cm) de 54, [2] p. ; [4] f. il. ; B.
1.ª edição.
"Relatório feito pela Subagência da Liga dos Combatentes, para que os Estremocences fiquem conhecendo os trâmites que se tornou necessário percorrer para que Estremoz esteja dotada com um dos Monumentos, se não o mais significativo, pelo menos o mais expressivo dos que existem nas nossas terras, de Homenagem Àqueles que deram a vida para glorificação da Pátria Querida!..."
Livro ilustrado em separado com cinco estampas impressas sobre papel couché.
Valorizado pela dedicatória autógrafa de Ernesto Júlio da Graça Gonçalves, "tenente, separado do serviço", que teve um papel preponderante do desenvolvimento e conclusão deste empreendimento.
"Em 1928 foi aprovado um primeiro projecto para a construção de um monumento aos mortos da I Guerra, da autoria de Francisco Lopes Nogueira, Ernesto Korrodi e Rui Gameiro que, no entanto, acabaria por não ter seguimento. Posteriormente seria escolhido um novo projecto, da autoria de José de Sá Lemos, que reproduzia uma cena de combate nas trincheiras. Concluído em 1941, seria inaugurado em Setembro do mesmo ano, com a seguinte inscrição: 'A morte só aos fracos intimida: temer a morte é não honrar a vida; não há mais honra na validez do que a de ser soldado português; A Pátria é duas vezes nossa mãe. Dar a vida por ela é morrer bem; Quem morre pela Pátria atinge a glória, pois revive nas páginas da história.'"
(Fonte: https://portugal1914.org/portal/pt/historia/espacos-e-patrimonio/item/3336-monumento-aos-mortos-da-grande-guerra-de-estremoz)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário