06 julho, 2019

PESSOA, Álvaro Cardoso - PIFARADAS : 1780-1988. Cancioneiro etnográfico intitulado As Danças e Cantares dos Pastores de Unhais da Serra - Serra da Estrela - Portugal. Autor, compositor, música e recolha de:... [S.l.], [s.n. - Composto e Impresso na Tip. Notícias da Covilhã, Covilhã], [1988]. In-8.º (20,5cm) de 47, [1] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Curioso e muito interessante trabalho de recolha etnográfica respeitante a Unhais da Serra, bonita freguesia do concelho da Covilhã, situada na base da vertente sudoeste da Serra da Estrela, num vale glaciar, a uma altitude de 750 metros.
Livro muito ilustrado ao longo do texto com pautas musicais e fotografias a p.b. das gentes da Serra da Estrela em seus misteres.
"Eu fiz este Cancioneiro para divulgar a etnografia real sem imitações da minha terra natal mas fi-lo com muito sacrifício e carinho porque representa a verdade dos usos e costumes, alegrias e tristezas das nossas profissões e gerações e grande parte da minha porque eu passei um pouco de tudo o que aqui está escrito mas fi-lo nas horas livres inspirando-me junto dos meus familiares... [...] Este Cancioneiro enriquece a nossa terra e a região. Assim, agradeço o apoio moral das pessoas que sempre acarinharam a minha maneira de trabalhar, honesta, dando toda a minha força de divulgar toda a etnografia da nossa Vila de Unhais da Serra que é das localidades com mais cultura natural e paisagística a nível nacional só que as organizações vivas de Unhais devem ter orgulho e o dever e a responsabilidade da divulgar rigorosamente como ela é e não confundi-la com outras... [...]
Assim, eu resistindo contra tudo e todos, mas sempre de cabeça erguida para levar às mãos dos leitores para reviverem o que fazia o meu visavô Firmino Músico em 1780, através deste Cancioneiro Etnográfico que divulga algumas profissões desta bonita Vila de Unhais da Serra da Estrela."
(Excerto do Editorial)
"O Pastor de Unhais é uma personalidade forte e carinhosa e alegre cantando e tocando as suas pifaradas à Senhora da Estrela para lhe proteger o seu rebanho dos lobos, das pestes e da malina mas criando peles lá lá prós bombos carne e o leite incomparável e saboroso queijo etc. para nossa alimentação e agasalho mas nunca sabe a quantidade do seu rebanho é um caso típico e estranho mas se lhe faltar alguma cabeça de gado o pastor dá logo por falta dela, nos dias calmos de sol abrasador no cimo da serra com as suas mãos hábeis apenas com o bico de uma navalha constrói incomparáveis, valiosas e admiráveis peças de artesanato em madeira mas passando muito sacrifício e trabalho enfrentando os lobos debaixo de neve, trovoadas e chuva."
(O Pastor de Unhais)
Índice: Editorial. | Grupo Folclórico Zabumba Típico de Unhais. | O Hino do Zabumba de Unhais. | O Ganhão de Unhais. | Meu pai comprou uma nora. | Ceifeiro ceifa de madrugada. | Malhadores de Unhais. | Acarretadores de Feno. | A Moleira de Unhais. | Os Forneiros de Unhais. | Carvoeiros de Unhais. | Senhora da Estrela. | O Pastor de Unhais. | A minha cabra merendeira. | Desnatadeiras de Unhais. | O Lobos atacam os rebanhos. | Somos de Unhais somos Serranos.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico e etnográfico.
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário