10 julho, 2019

ANTÓNIO VARIAÇÕES. The Estate of António Variações | Auction. Song Lyrics, Photographs, Clothes, Posters and Personal Items. Lisboa 12 November 2009. P4 Live Auction : online bidding. Lisboa, Auction Services, 2009. In-4.º (29,5cm) de [112] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Catálogo bilíngue (português/inglês) do espólio de António Variações, leiloado em Lisboa, no CCB, a 12 de Novembro de 2009. Livro de grande esmero e apuro gráfico, impresso em papel de superior qualidade, pejado de fotografias a p.b. e a cores do artista, dos originais manuscritos das letras das suas canções e das suas roupas e objectos pessoais.
Capa: António Variações a cantar no programa "Berros e Bocas" (18/07/1982).
"António Variações é um dos ícones maiores da música Pop portuguesa; marcou e continua a marcar diversas gerações de artistas portugueses, pela genuinidade e emoção que emprestava às suas criações.
Nascido António Joaquim Rodrigues Ribeiro, de Dezembro de 1944, perto de Braga, sempre viveu com a música. Com 12 anos vai para Lisboa onde vive e trabalha durante alguns anos, até ir para Angola, em 1965. Em 1970, parte para Londres e conforme afirma mais tarde, não retira ainda deste contacto com outro país, o pleno proveito, ao contrário do que sucede em seguida, quando viaja, primeiro para Itália, em 1973 e depois, em 1974, para a Holanda.
Já nesta altura, António se dedicava a aprender e exercer a profissão de barbeiro, como fazia questão de marcar, porque o que lhe interessava mais era o corte e não o penteado. E é também o corte que marca a sua personalidade, o corte com os preconceitos, com o que é comum e consensual. Assim, abre a Barbearia "É pró Menino e prá Menina", onde a sua imagem é notada pelas roupas invulgares, associadas à aparente serenidade do barbeiro.
Sem perder o rumo que norteava as suas ambições mais profundas de ser músico, em 1978 assina finalmente contrato com a Editora Valentim de Carvalho, mas passam 4 anos, algumas viagens mais, vários concertos e apresentações, até gravar o primeiro disco. As letras das suas músicas, com raízes na sua terra natal, contam essa viagem, "entre Braga e NY", a sua vontade de mudança, num país a mudar devagar e as suas interrogações pessoais.. Entre 1982 e 1984, grava dois singles e dois LPs, tendo o último saído nos dias anteriores à sua morte, em 13 de Junho de 1984, dia de Santo António."
(Sofia P. Trindade, Biografia)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico e biográfico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário