14 julho, 2019

O VERDADEIRO GRANDE LIVRO DE SÃO CIPRIANO OU O TESOURO DO FEITICEIRO. Obra Completa. [S.l.], [s.n.], [196-?]. In-8.º (20 cm) de 317, [1] p. ; il. ; B.
O Livro de São Cipriano é um grimório que contém rituais de ocultismo e exorcismo, supostamente magias e "simpatias" (conjurações populares), com múltiplas finalidades. Embora atribuído a São Cipriano, o livro seria publicado apenas no século XIX, muitos séculos após sua morte, não podendo ter sido escrito por ele. Na verdade, a primeira edição conhecida saiu em 1846, sendo, portanto, um livro pseudepigráfico.
Livro ilustrado ao longo do texto com desenhos esquemáticos.
"Cipriano (denominado o Feiticeiro, para distinguir-se do célebre Cipriano, bispo de Cartago), nasceu em Antióquia, situada entre a Síria e a Arábia, pertencente ao governo da Fenícia. Seus pais, idólatras, e providos de copiosas riquezas, vendo que a natureza o dotara com talentos próprios para conseguir a estima dos homens, o destinaram para o sacrifício das falsas Divindades, fazendo-o instruir na ciência dos sacrifícios que se ofereciam aos ídolos, de modo que ninguém, como ele, tinha tão profundo conhecimento dos profanos mistérios do bábaro gentilismo.

Na idade de trinta anos fez ele uma viagem ao país da Babilónia, para aprender a Astrologia Judiciária e os mistérios mais recônditos dos supersticiosos caldeus. E sobre a grave culpa de empregar em tais estudos o tempo que lhe era concedido para conhecer e seguir a verdade, aumentou Cipriano a malícia e a iniquidade, quando se entregou inteiramente ao estudo da Magia, para conseguir por meio dessa arte estreito comércio com os Demónios, praticando ao mesmo tempo vida impura e absolutamente escandalosa."
(Excerto de Vida de S. Cipriano. Extraída do Flos Sanctorum ou Vida de Todos os Santos)
Índice: Primeira Parte: Tesouro do Feiticeiro - Vida de S. Cipriano, do "Flos Sanctorum" ou vida de todos os santos. | Poderes ocultos, cartomancia, orações e esconjuros. Segunda Parte: Verdadeiro tesouro da mágica. | Mistérios da feitiçaria, extraídos de um livro de Mágica Preta, que se julga do tempo dos mouros. Terceira Parte: Enguerimanços de S. Cipriano ou prodígios do Diabo. | Os Tesouros da Galiza. | Espíritos diabólicos que infestam as casas com estrondos e remédios para os evitar. | Poderes ocultos do ódio e do amor. Quarta Parte: Mágica preta. | Tratado breve e mui curioso. Das significações e causas dos sinais brancos e negros que aparecem nas unhas.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar e muito curioso.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário