28 julho, 2019

FLASCHE, Hans - COIMBRA NA OPINIÃO ALEMÃ. Coimbra, [Instituto Alemão da Universidade de Coimbra], 1938. In-4.º (25cm) de [4], 42, [2] p. ; [1] f. il. ; B. Publicações do Instituto Alemão da Universidade de Coimbra. Separata do Boletim do Instituto Alemão (vol. VIII).
1.ª edição independente.
Interessante subsídio para a história da Universidade Coimbra e o seu relacionamento com o exterior.
Ilustrada em separado com um fac-símile da página do relatório de Münster.
"Pelos fins do ano 1288 altos dignitários de Portugal tinham pedido ao rei D. Deniz que instituísse um studium generale. No dia 1 de Março de 1290 publicou o rei o estatuto da fundação da Universidade. Em 1377 foi transferida por D. Fernando de Coimbra para Lisboa, em 1357 por D. João III definitivamente para Coimbra. Durante todo o século XV esteve, portanto, Coimbra privada da sua Universidade. Quando Hieronymus Münster viajou em Portugal nos anos de 1494-1495 - tendo com três companheiros partido de Nurimberga em 1494 - visitou, como é natural, também Coimbra. No seu relatório chama-lhe cidade de grande beleza, porém, de Universidade não fala.
Já em 1460 comerciantes alemães de Nurimberga tinham estabelecido relações entre a Alemanha e Portugal. Comunicaram ao rei português a invenção da imprensa por Gutenberg e Fust. Foi um cardial ou o prior de um grande mosteiro de Coimbra quem mandou vir de Nurimberga para Portugal os primeiros tipos de imprensa. [...]
Quási um século após a viagem de Hieronymus Münsterveio a Portugal outro alemão do sul. Regressando de Lisboa para Regensburg êste, Nicolaus Schmidt, passa por Coimbra e não deixa de mencionar a sua Universidade.
Precisamente por esta altura, tinha a escola filosófica da Universidade de Coimbra alcançado fama europeia. E não tardou que entrassem na Alemanha as teorias filosóficas dos Conimbricenses!"
(Excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos marginais.
Raro.
Com interesse histórico.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário