18 julho, 2019

SCOTT, Walter - SERÕES DE WALTER SCOTT. [A Barba]. Por P. L. Jacob, bibliophilo, e membro de todas as Academias. Traduzido por D. A. P. C. C. Insulana. Lisboa, Typ. de Maria Feliciana das Neves, 1851. In-8.º (16,5cm) de 48 p.
1.ª edição.
História da Barba. Texto curiosíssimo, trata-se de uma crónica do século XVI (1535) retirada do título Soirées de Walter Scott À Paris (1829), obra de recolha que P. L. Jacob (pseudónimo de Paul Lacroix (1806-1884)), romancista e jornalista, fez de textos originais do conhecido novelista inglês Walter Scott (1771-1832).
"Oferecendo ao Publico respeitavel, a pequena, mas interessante Historia da Barba, traduzida dos Serões de Walter Scott, esperamos que todos os senhores barbudos honrem a nossa pequena publicação comprando-a, pois até o seu preço é modesto."
(Excerto do preâmbulo)
"A Historia da barba faz parte essencial da historia de França, e devemos admirar que o conego Thiers, que ajuntou ao seu curioso Tractado das superstições, as Perrucas, tenha omittido de consagrar suas doutas indagações ás revoluções da barba.
Clodion, o barbudo, introduziu o uso dos bigodes nas Gaulas, que elle submetteu ás modas e costumes dos francos. Esses bigodes, esguios e pendentes, á maneira dos chinezes, desappareceram sob Chilpérico para reapparecer mais tarde em fórma de escôva. Isto era um attributo veneravel dos reis e senhores. Clovis enviou embaixadores ao chefe dos visigodos, Alarico, offerecendo-lhe o tocar a sua barba em signal de alliança: o visigoth não quiz ouvir fallar em barba, e os francos juraram de não tosquiar a sua antes de ter vingado esta affronta. Alarico foi morto pela propria mão de Clovis."
(Excerto do texto)
Exemplar desencadernado em bom estado geral de conservação. Sem capas. Com pequenos defeitos marginais. Deve ser aparado e encadernado.
Raro.
Sem registo na BNP.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário