16 julho, 2019

ALFERES X - 15 DIAS NA FRENTE DA BATALHA. Pelo... Diario de campanha de um oficial em França - impressões e curiosidades - Os portuguezes na Guerra Europeia. Lisboa, Editor e proprietario : Empreza de Publicações Populares, 1918. In-8.º (19cm) de 142, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Capa de Fonseca.
Obra de 1918, raríssima, publicada em pleno conflito, pouco antes do desastre de La Lys. Terá sido um dos primeiros livros do género, de autor português, que nestas circunstâncias se editaram entre nós.
"Muitos hão-de ser os livros que surgirão sobre a nossa participação na guerra. A França tem já centenas delles dedicados ao grande embate.
Em Portugal, até agora, pouco se tem apresentado, e nada que se diga popular.
O presente livro, longe de ser um bom livro sobre a guerra, tem apenas dois fins. Primeiro, dar ao povo, que tão heroica e sublimemente soube dar o seu quinhão de sangue á causa da Civilisação, algumas paginas que lhe patenteiem os seus filhos na sagrada missão.
Segundo, despertar, se possivel é, ainda mais, do atavismo morbido em que por incuria de quem compete o fornecimento de livro, revistas, publicações sobre os nossos soldados e para eles, jaz esse povo que tão generoso, nobre e devotado se tem mostrado.
A primeira parte constitue a resenha rapida das primeiras impressões dum oficial em campanha. Sem designar coisa alguma que possa afectar os melindres da censura natural de um Estado em guerra, fornece elementos para a historia ou impressões desses primeiros bravos que caminharam para o dever com a consciencia das suas obrigações e a abnegação de verdadeiros patriotas.
É um fragmento dum diario de campanha que só estaria terminado, se a aura corresse feliz ao seu autor, nas horas benditas da Vitoria final e da Paz.
Completamos por isso o presente livro com cartas, documentos, narrativas que julgámos de interesse, não só dos nossos, como dos seus dignos aliados.
A guerra actual disperta sobre todos os pontos de vista, curiosidades que por maior leitura que se tenha, nunca se satisfazem por completo.
As invenções novas, as descobertas scientificas aplicadas infelizmente á guerra, a aviação, os tanks, todos os morticinios de hoje são coisas que revestem um interesse enorme, e cujo futuro na paz, ninguem pode supôr.
Na ultima parte do livro daremos pois notas interessantes, curiosidades, estatisticas, tornando tanto quanto possivel amena a leitura e cuidada a sua escolha."
(Duas palavras de explicação ao leitor)
Indice:
Duas palavras de explicação ao leitor. | Primeira Parte - Diario de campanha de um oficial em França [Capitulos I; II; III; IV]. Segunda Parte - Os portuguezes na guerra. Terceira Parte - Notas e impressões da guerra: - A batalha de Ypres; - Submarinos; - Gazes asfixiantes; - O heroismo dos pontoneiros francezes; - Dois mil duma vez; - Aeroplanos e submarinos; - O que faz a fome; - Uma proesa do herdeiro da Servia; - Uma excepção; - Como se vive em campanha; - O general Leman e Guilherme II; - Uma boa represalia; - Excentricidade; - Episodios comoventes; - Divertimento nas trincheiras; - Proezas de aviação; - Odisseia duma companhia; - O kaiser na intimidade; -- Comandante improvisado; - Guerra de trincheiras; - A esquadra alemã; - Uma revista sem vista; - Um episodio da batalha do Marne; - Episodios da aviação; - As bandeiras inglezas; - Um caso bem aproveitado; - Episodios heroicos; - A tomada duma bandeira; - Dois inimigos amigos; - Ainda a capitulação de Namur; - A retirada dos alemães.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos marginais. Dado o interesse e raidade deve ser encadernado.
Muito raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário