A LEI DA REINCARNAÇÃO. 2.ª (edição). Lisboa-Portugal, Edições «Isis» : Revista Teosofica Portuguesa, [192-]. In-8.º (16x9 cm) de 39, [1] p. ; B. Biblioteca de Vulgarisação Teosófica, vol. 3
1.ª edição.
"A questão do reincarnacionismo, é no campo do neo-espiritualismo contemporaneo, uma questão candente. As escolas filosóficas do Ocidente nunca o colocaram, de vez, nas suas sistematizações scientificas. Fácil é, no entanto, encontrar, dispersas por obras de pensadores ilustres e ás centenas, afirmações categóricas àcerca da lógica da hipótese reincarnacionista. No Oriente, no entanto, esta crença é velha, de séculos.
O problema resume-se ao seguinte:
As filosofias espiritualistas são concordes na afirmação de que a vida consciente no homem, não finda com a morte Esta não é, em ultima análise, senão um modo um ser funcional, que finda.
Evidentemente, portanto, a morte ou suprime tudo (filosofias materialistas) ou é uma momentanea fase de transição para uma fase vital diferente (filosofias espiritualistas).
Neste ponto os sistemas degladiam-se. As formas tradicionalistas ocidentais dogmatisam um estado post-mortem, imutavel no Infinito. O neo-espiritualismo scientifico, aceitando e alargando até ao Infinito a lei eterna da Evolução, extensiva a todos os planos, afirmam a reincarnação.
E isto é um corolário lógico.
Para uma construção sistemática da Vida é indispensável considerá-la como a realização da Existência divina, modalizada nas formas do Universo."
(Excerto do preâmbulo)
Matérias:
- Voltamos à vida na Terra? - Precocidade infantil. - O ponto de vista da sciencia. - O renascimento da Alma. - Uma base logica da fraternidade. - O aperfeiçoamento do homem. - A intuição da realidade. - A recordação das vidas anteriores. - Conhecimento vago de certos logares. - Ha quem se recorde. - A investigação de acontecimentos das vidas precedentes. - Pela reencarnação se explica o apogeu e o declinar das nacionalidades. - Outros problemas. - Amizades que despontam subitamente. - Lamentaveis consequencias do despreso das oportunidades. -A tendencia para os vicios e virtudes. - A reincarnação e as religiões. - Uma esperança do actual mundo. - A opinião de antigos e modernos. - A reincarnação como noção fundamental. - Um apelo a todos os que pensam.
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação.
Raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário