17 abril, 2015

CAPEANS, Rosa - RESUMO DO ESTUDO ARQUEOLÓGICO DAS VIAGENS DE LISBOA A ANGOLA E DE LISBOA À ILHA DE SANTA HELENA, EM NAVIOS DE VELA, BASEADO NA RELATIONE DEL REAME DI CONGO ET DELLE CIRCONVICINE CONTRADE DE DUARTE LOPEZ & FILIPPO PIGAFETTA. Por... Do Instituto Português de Arqueologia, História e Etnologia, Preparadora do Museu Etnológico do Dr. Leite de Vasconcelos. Lisboa, [s.n. - comp. e impresso na Sociedade Nacional de Tipografia, Lisboa], 1938. In-4º (24,5cm) de 9, [3] p. ; [1] mapa desd. ; B.
I Congresso da História da Expansão Portuguesa no Mundo : 1.ª Secção
1.ª edição.
Ilustrada com um mapa desdobrável (23x30cm) da costa ocidental de África. Trata-se da reprodução fotográfica do Mapa e da «Derrota» (Diário de Bordo), que os Irmãos Bertrand, da travessa da Condessa do Rio, em Lisboa, magistralmente gravaram.
"A Relatione del Reame di Congo prova:
1.º - Que no século XVI os Portugueses tinham um perfeito conhecimento de todos os fenómenos do Atlântico do Capricórnio: ventos, calmas, correntes, etc.
2.º - Que até 1578 na viagem de Lisboa a Angola era apenas utilizada a navegação pela costa de África.
3.º - Que em 1578 um piloto português fez a primeira viagem de Lisboa a Angola pelo largo e simultaneamente a viagem de Lisboa à ilha de Santa Helena «por fora» (pelo largo)."
(conclusões do estudo)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação. Capas sujas, Contracapa manchada de humidade.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário