19 abril, 2015

ORNELLAS, Ayres de & COUCEIRO, Henrique & COSTA, Eduardo da & ALBUQUERQUE, Mousinho de - A CAMPANHA DAS TROPAS PORTUGUEZAS EM LOURENÇO MARQUES E INHAMBANE. Lisboa, M. Gomes, Editor : Livreiro de Suas Magestades e Altezas, 1897. In-8.º (19,5cm) de [2], 249, [3] p. ; [3] mapas desd. ; il. ; E. Bibliotheca Militar Illustrada, volume IV
1.ª edição.
Ilustrada com diversas fotogravuras, mapas e tabelas ao longo do texto.
Contém três mapas desdobráveis:
I. Carta do Rio Incomati (Escala 1 : 500.000).
II. Theatro d'Operações da Columna do Chicomo (Escala 1 : 1.000.000).
III. Itinerario de Chicomo à Manjacaze (Escala 1 : 250.000).
"Poucas, e bem poucas, expedições coloniaes têem conseguido, em tão curto espaço de tempo, resultados tão completos e tão brilhantes, como a enviada a Moçambique em 1895. O nosso dominio, nullo, á chegada d'ella, no districto de Lourenço Marques, fraco e incerto n'uma diminuta porção do de Inhambane, readquiriu um prestigio de ha muito perdido e tornou-se effectivo em toda a immensa vastidão do territorio que constitue a area d'esses districtos. O exercito cumpriu a sua missão, e deve ter convencido o paiz que póde confiar n'elle, mostrando-lhe que não está perdida a raça dos heroes da nossa antiga epopêa ultramarina.
O presente resumo das operações executadas é baseado em documentos officiaes; pelas apreciações criticas que contém, respondem os signatarios, que tomaram parte activa nas operações narradas e que respectivamente se encarregaram dos seguintes capitulos: Marraquene e Coolela, Ayres de Ornellas; Magul, Henrique Couceiro; Chicomo, Eduardo Costa; e Chaimite, Mousinho de Albuquerque."
(introdução)
Matérias:
Marraquene
Magul
I- Ocupação do porto de Incomati. II - Operação contra o Gungunhana.
Chicomo
I - Trabalhos preparatorios. II - Desembarque e concentração das forças em Cumbana. Organização dos serviços auxiliares. III -Occupação de Chicomo.
Coolela
Epílogo
Chaimite - A pacificação da provincia ao sul do Save.
Meia encadernação em chagrain, com cantos, e ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário