02 abril, 2015

MACEDO, Jorge Borges de & FREIRE, António de Siqueira & MARTA, António - A ADESÃO DE PORTUGAL À C.E.E. [Lisboa], Sociedade de Geografia de Lisboa, 1986. In-4º (23,5cm) de 60 p. ; B.
1.ª edição.
Em 12 de junho de 1985 Portugal assinou o tratado de adesão à Comunidade Económica Europeia (C.E.E.). O primeiro-ministro Mário Soares liderou a comitiva que formalizou, no Mosteiro dos Jerónimos, a entrada do país no projecto europeu. Portugal é membro de facto da União Europeia desde 1 de janeiro de 1986, após ter apresentado a sua candidatura de adesão a 28 de março de 1977, e ter assinado o acordo de pré-adesão em 3 de dezembro de 1980.
O presente opúsculo reproduz as intervenções de reputados especialistas nas áreas histórica, económica e diplomática, no ciclo de conferências dedicadas ao tema da adesão de Portugal à C.E.E., que decorreu em Março e Abril de 1986.
Matérias:
Palavras de Abertura. Pelo Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa, Comandante E. H. Serra Brandão.
Apresentação. Pelo Presidente da Comissão de Relações Internacionais, Almirante Fernando Fonseca.
A adesão de Portugal ao Mercado Comum: antecedentes históricos. Pelo Prof. Dr. Jorge Borges de Macedo.
Portugal e a integração europeia: do Plano Marshall à abertura formal das negociações de adesão. Pelo Embaixador António de Siqueira Freire.
1 - O período anterior ao 25 de Abril. 2 - O período subsequente ao 25 de Abril e até à abertura formal das negociações de adesão em 17 de Outubro de 1978. 3 - As grande motivações da nossa opção europeia e o problema das chamadas  alternativas da adesão. 4 - A opção europeia e a independência nacional. 5 - O nosso relacionamento com a Espanha no quadro europeu. 6 - A opção europeia como enquadramento e factor de promoção do projecto nacional.
Portugal e a C.E.E.: o processo de adesão. Pelo Dr. António Marta.
"A procura de antecedentes históricos para a análise do problema do Mercado Comum representa, já por si, uma forma de pensar. Com efeito, os antecedentes históricos estão presentes nos Estados e nas instituições. Ignorá-los é um grave perigo. Não posso, pois, deixar de considerar como extremamente positiva a consideração de que é necessária uma análise histórica para o esclarecimento de uma problemática de tanta importância para a nossa vida contemporânea e para o futuro nacional."
(excerto do texto, A adesão de Portugal ao Mercado Comum: antecedentes históricos)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário