23 abril, 2015

JUNQUEIRO, Guerra - O MONSTRO ALEMÃO : Atila e Joana d'Arc. Porto, Officinas de «O Commercio do Porto», 1918. In-4.º (23cm) de [2], 20, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Opúsculo oferecido à Junta Patriótica do Norte e cujo produto de venda se destina à sua obra de assistência aos orfãos de guerra.
"As paginas que se seguem, escriptas ha ano e meio, deviam fazer parte d'um estudo bastante longo sobre a guerra. A doença, desde então, inutilisou-me. Publico-as hoje, ainda que tardiamente, como ex-voto do meu coração e do meu espirito á França do Marne e de Verdun, á França imortal."
(excerto da advertência)
"O kaiser juvnil, rutilande de orgulho, nimbado de gloria, frenetico de pompas e de grandezas, sucedeu a Bismarck. A Alemanha encontrou n'ele o Imperador ideal. O pangermanismo não era uma seita numerosa de visionarios e de fanaticos, era a Alemanha toda em corpo e alma, - o sangue, a carne, os instintos, os desejos, as crenças, as ideias. Pangermanismo de theologos e de filosofos, pangermanismo de sabios e de artistas, pangermanismo de industriaes, pangermanismo de agricultores, pangermanismo de comerciantes, radiando e convergindo para um centro unico, - o pangermanismo militar. Nas fornalhas de Krupp batia, monstruoso, o coração da Alemanha."
(Excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário