15 abril, 2015

LIMA, Lobo d'Avila - DA SOCIEDADE DAS NAÇÕES. Lisboa, J. Rodrigues & C.ª : Livraria-editora, 1927. In-4.º (24cm) de VIII, 191, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Estudo sobre a Sociedade das Nações.
"Mientras vuelve... que é como quem diz emquanto passa a caravana e os mastins ladram á lua, occorrêu-nos trazêr a lume o acervo de apontamentos que ha cousa de trez annos constituem ex-officio o principal entrecho de nossas despretenciosas palestras universitarias.
Não foi um simples intuito de hygiene de espirito nem um impulso de vaidade profissional, que a tal nos levaram, conscios, como de ha muito estamos, da ingrata improficuidade de qualquer honesto esforço mental cá p'la terra lusa, onde não falta quem opine e sordidamente patenteie que bem mais vale fazêr politica ou finança avariadas, com uma navalha nos dentes e a mão no alfôbre alheio, ao sabôr e mercê do jus e herdade d'estes tempos de extranha renovação d'uma especie de feudalismo, subvsersivo e pútrido...
Um motivo, pois, mais agradavel e airoso, nos inspirou o modesto commettimento. Havia que ministrar á população discente, tam sympathicamente attrahida á contemplação do novo e grande acontecimento internacional: a Sociedade das Nações, elementos preliminares de analyse e critica, para as quaes a estante portugueza se não exibe prodiga; havia que fornecêr-lhe, se não uma exhaustiva monographia, ao mênos um roteiro inaugural. [...]
Assim fômos conduzidos á verificação e inicial exame da Sociedade das Nações, inquirindo da sua ascendencia, que é veneranda, transladando o seu enunciado official, que é magnifico, atravez da amplitude e variedade dos seus intentos, da destrinça de sua apparelhagem funccional e da projecção theorica e pratica do seu programma e efficiencia, demonstrada e a demonstrar... Tudo isso, n'um primordial ensaio que não pretendeu ir muito alem d'uma observação de fachada, se fez natural e probamente medeante a colecção de muitos e valiosos depoimentos..."
(excerto da introdução)
Matérias:
Parte I
Origens da Sociedade das Nações
Parte II
Organisação e funccionamento da Sociedade das Nações
Secção I - Orgãos Constitucionaes. Secção II - Orgão Auxiliar. Secção III - Organisação pacifista da Sociedade das Nações (1.º Meios directos. 2.ºMeios indirectos.).
Parte III
Breve exame critico da Sociedade das Nações
Appensos
Projecto de «Paix-Perpetuelle» do abbade Saint-Pierre.
Projecto pacifista de Silvestre Pinheiro Ferreira.
Pacto da Sociedade das Nações.
José Lobo de Ávila Lima (1885-1956). “Lente Cathedratico da Faculdade de Direito na Universidade de Coimbra, e um dos talentos mais brilhantes da geração moderna tendo conquistado aquelle seu alto logar, em de que foi demittido arbitrariamente pelo ministro Sousa Junior, em concurso por provas publicas. Escriptor de raro merecimento contando-se nos seus numerosos trabalhos, entre outros, os importantes estudos: Movimento Operario em Portugal, Politica Social e Politica Internacional, [e Portugal e a Guerra das Nações]. Em 21 de Outubro, sabendo-se perseguido, refugiou-se na legação brazileira, apresentando-se dias depois voluntariamente ás autoridades que o prenderam e conservaram durante 30 dias incommunicavel. Transferido para a cadeia do Porto d’onde sahiu por effeito do decreto de 21 de Fevereiro de 1914.”

(in http://www.centenariodarepublica.org/centenario/2008/09/24/presos-politicos-iv/)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário