09 abril, 2015

GONÇALVES, H. de Assis - INFANTARIA 12 : nos redutos «Le Marais» - Batalha do Lys - 1918 — Para a História do C. E. P. Esclarecendo um lapso do livro póstumo «A Grande Batalha do C. E. P. do saudoso marechal Gomes da Costa. Porto, Companhia Portuguesa Editora, L.da, 1932. In-8.º (19cm) de [2], 120, [8] p. ; B.
1.ª edição.
Muito valorizada pela dedicatória autógrafa do autor.
Interessante livro sobre a Batalha de La Lys. Pretende o autor com esta obra esclarecer alguns equívocos sobre a acção militar de algumas tropas portuguesas no dia 9 de Abril de 1918.
«... porque, no combate de 9 de Abril de 1918... sendo... da II.ª companhia de Infantaria 12, ocuparam um reduto combatendo com muita coragem e valor até ás 16 h. 20 m., só retirando quando sem munições e com a retirada quási cortada...»
(Ordens do C. E. P. N.os 132 e 133 de 17 e 18-V-1918).
(introdução, início) 
Matérias:
Rasão do livro. Introdução - Um Episódio. CAPÍTULO I - Proposição Tése CAPÍTULO II - Demonstração A Lógica dos Factos: Repondo a Verdade.
As Minhas Informações - A Influência do Tempo na minha Imaginação.
Justiça de Proporções no Heroismo da Raça. Para a História Verdadeira.
A Brigada de Reserva - Os Oficiais Q. G. - Os Relatórios Sumários. As Ordens do Q. G. do C. E. P. - O Tribunal de Guerra - Os Cumprimentos Oficiais e Uma Cruz de Guerra. Para Fechar. CAPÍTULO III - Conclusão De como se poderia ter manobrado do Lys... E do mais que se verá. CAPÍTULO IV - Documentário
Primeiro Relatório do Comandante de Companhia. Segundo Relatório, idem.
Primeira Ordem do Q. G. do C. E. P. que se refere à acção da Companhia. Segunda Ordem, idem. Terceira e Quarta Ordem, idem. Quadros de Honra de Infantaria 12, idem. Ponto Final.
Horácio de Assis Gonçalves (1889-?). “Nasceu em Vinhais. Seguiu a carreira das armas e foi Tenente de Infantaria. Combateu na Grande Guerra. Foi director da revista A Guerra e foi Secretário do Prof. Doutor António de Oliveira Salazar, quando ele foi Ministro das Finanças, desde 1928. Fez os estudos secundários em Bragança e aí chegou a fazer o 2.° ano do curso de Teologia. Prosseguiu os estudos militares em Lisboa e em Coimbra. Foi oficial da Ordem de Cristo, com a Cruz de Guerra e Cavaleiro da Ordem de Aviz. Colaborou em vários jornais e publicou vários livros sobre a Grande Guerra.”
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário