10 abril, 2015

O SANCTUARIO DO SENHOR DE MATTOSINHOS. Porto, Typographia da Palavra, 1884. In-8º (18cm) de 32 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrado com uma gravura do Senhor de Matosinhos cruxificado.
Curiosa monografia sobre o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.
"Erigida no século XVI, a mando da Universidade de Coimbra que desde 1542 possuía o padroado de “Sam Salvador de Bouças”, a actual igreja de Matosinhos veio substituir um velho e arruinado templo até aí existente, a algumas centenas de metros de distância, no lugar de Bouças – local onde, na Idade Média, existira um mosteiro. A obra de construção do novo templo renascentista foi entregue, em 1559, a um célebre imaginário/arquitecto de então: João de Ruão. O prazo inicialmente previsto para a construção foi de quatro anos. Demorou vinte! E na fase final da edificação, entre 1576 e 1579, um outro famoso artista da época, Tomé Velho, juntou-se a João de Ruão. Embora as dimensões da igreja não se tenham alterado significativamente, resta muito pouco desse templo inicial. Com efeito, e à excepção das colunas que dividem interiormente as três naves, não nos é possível observar muitos vestígios dessa primeira época. Com efeito a igreja foi profundamente alterada no século XVIII. Não só a capela-mor sofreu profundas alterações nas duas primeiras décadas daquele século, como todo o resto do corpo do edifício seria significativamente alterado, a partir de 1743, pelo arquitecto italiano Nicolau Nasoni que levantou as paredes laterais e produziu uma fachada barroca totalmente nova. Durante o século XVIII o interior da igreja foi coberto, de um modo significativo, por talha dourada, ao gosto do barroco, abrigando algumas das melhores obras-primas dessa arte no nosso país."
(Joel CLETO - A Igreja do Senhor de Matosinhos. Agenda da Câmara Municipal. Matosinhos: Câmara Municipal, 2005.)
"Desde seculos que a milagrosa Imagem do Senhor Jesus de Mattosinhos é objecto de veneração para os moradores da villa do mesmo nome, capital do concelho de Bouças, para os habitantes do Porto e em geral para todos os portuguezes.
Uma continuada romaria de peregrinos ao santo logar ode a Imagem é exposta aos cultos dos fieis é signal manifesto da profunda devoção que ella inspira.
Especialmente por occasião da solemnidade do Espirito Santo a concorrencia dos romeiros é espantosa, e apesar das tendencias anti-religiosas da nossa epoca, o bom senso popular e as graças extraordinarias, que se auferem n'aquelle manancial inexhaurivel, ostentam em toda a sua grandeza e religiosidade d'esta nação, eminentemente catholica, que lucta tenazmente pela sua fé contra as insidias dos propagadores de falsas doutrinas."
(excerto do Cap. I, [Introdução])
Matérias:
I - [Introdução]. II - Mattosinhos. III - O Sanctuario. IV - Imagem do Senhor de Mattosinhos. V - Braço. VI - [Conclusão].
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com falhas de papel nas margens.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário