01 abril, 2015

ALMANACH DAS DAMAS. Para o anno de 1856 (bissexto.). Dedicado aos assignantes do Mensageiro das Damas. Lisboa, Typographia de Luiz Correa da Cunha, 1855. In-8º (16,5cm) de 128 p. ; [3] f. il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrada com 3 belíssimas gravuras intercaladas no texto.
Primeiro, e único número publicado deste curioso Almanaque dedicado às senhoras.
"Escrever um Almanach para as Damas é tarefa maior do que a primeira vista se julga; todos sabem os caprichos de que as Damas em geral são dotadas, e ninguem ignora por consequencia a difficuldade de agradar a todas. A grande questão não está só em colleccionar artigos variados e interessantes, é necessario sobre tudo ter em vista o agradar ás Damas, e ahi é que está a grande difficuldade a vencer! Que escreveremos? de que lhes fallaremos?..."
(excerto da apresentação, A quem ler)
"Engulir a columna de Vendôme, ou metter na algibeira do collete a estatua de D. José I, considero eu como cousas menos difficeis do que escrever uma introducção para um Almanach. Ah! folhinhas, inemitaveis folhinhas de porta e d'algibeira, vós ao menos conservaveisvos na dignidade de um bom kalendario - não misturaveis com as festas annuaes, quaesquer versos á candêa. Hoje um Almanach é um livro pretensioso, a conhecer-se-lhe vaidade em tudo, cheio de enfeites litterarios que é um louvar a Deos, e tendo muito de tudo que se póde dispensar, e muito pouco do que se torna preciso. Uma folhinha era uma folhinha, et puis voilá tout."
(excerto da introdução de Júlio César Machado)
"As mulheres são bonitas quando amam, - quando riem, - quando choram, - quando soffrem, - quando dormem, - quando são aduladas, - quando triumpham de outra, - quando vão em caleche, - quando estão no theatro, - quando usam de botinhas, - quando dançam, - e quando namoram.
São feias quando não amam, - quando comem, - quando são zelosas, - quando sahem do banho, - quando cantam, - quando se penteam, - quando se riem muito, - quando se casam, - quando lêem novellas, - quando querem ter espirito, - quando são vaidosas, - quando fallam em politica, - quando são invejosas, - quando usam de calças, - quando estão á janella um dia todo, - e em fim quando são velhas."
(Bonitas e Feias, pp. 99)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Manuseado. Capas frágeis, com defeitos. Observam-se manchas de acidez nas páginas ao longo do livro.
Raro.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário