24 abril, 2015

COELHO, Eduardo - LEONARDO DA VINCI E O PENSAMENTO CIENTÍFICO DO SÉCULO XVI. Por... Conferência realizada em 3 de Dezembro de 1952. Lisboa, Academia das Ciências de Lisboa, 1952. In-8º (19,5cm) de 44, [4] p. ; [14] f. il. ; B. Col. Biblioteca de Altos Estudos
1.ª edição.
Ilustrada com 14 estampas intercaladas no texto, impressas sobre papel couché, reproduzindo esboços, desenhos com anotações e pinturas do Mestre.
"Foi no burgo de Vinci, na encosta do monte Albano da encantadora Toscania que Leonardo, em contacto com a Natureza, começou a decifrar o que ele chamou o «alfabeto do mundo». A Itália era, então, o centro do mundo do espírito, e vivia a ambiência do humanismo que ia alastrar pela Europa. O homem europeu que no século seguinte havia de dominar o planeta, procurava descobrir o significado humano da vida e formava o «uomo universale». Era o começo do Renascimento, fonte incomensurável de ideias inéditas, do renovamento do homem - a Nova humanitas - que deu ao Ocidente a sua fisionomia moderna."
(excerto do texto)
Eduardo Carneiro de Araújo Coelho (1896-1974). "Foi um médico cardiologista, professor universitário e humanista. Colaborou em várias clínicas escolares, entre as quais a de Neurologia, ao lado do Professor Egas Moniz, prémio Nobel português da Medicina. Foi, entre outros cargos, diretor da Clínica Universitária de Cardiologia do Hospital de Santa Maria, devendo-se-lhe a individualização desta especialidade. Publicou vários trabalhos sobre Cardiologia e Endocrinologia ; e também sobre diversos temas humanísticos, nomeadamente questões ligadas à Universidade. Foi médico pessoal de António de Oliveira Salazar, acompanhando-o até ao fim dos seus dias."
(in http://www2.ucp.pt/)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Carimbo de posse safado na f. rosto. 

Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário