04 abril, 2015

LEAL, Alfredo de Freitas - COIMBRA NOS NOVENTAS E OUTRAS IMPRESSÕES. Funchal, [s.n. - Comp. e Imp. na Typographia Esperança, Funchal-Madeira], 1931. In-8.º (19cm) de 186, [6] p. ; E.
1.ª edição.
Curioso livro de memórias académicas impresso no Funchal. O autor dedica a maior parte da obra à descrição de episódios dos seus tempos de estudante em Coimbra (até à página 131). Na Biblioteca Nacional não se encontra registada nenhuma outra obra em seu nome, sendo esta talvez a única que publicou.
"Era tão diferente o nosso paiz ha trinta annos!
Era um outro paiz e eram muito diferentes os homens novos e velhos, e outros eram os rapazes no tempo em que eu era um d'elles.
Foi em Outubro de 1893 que eu iniciei a minha vida academica, levando comigo ainda a influencia da minha educação inglesa. Que frizante contraste e ao mesmo tempo quantos pontos de contacto encontrei entre a alegria e o espirito dos meus companheiros de colegio em Inglaterra e a alegria e o espirito dos meus companheiros de Coimbra!
Se em Inglaterra ha rapazes fleugmaticos, e outros frios e sorumbaticos, quantos temos em Portugal com essas mesmas caracteristicas? É na verdade cada vez menos verdadeiro aquele verso da Opereta de Offenbach «Les portugais sont toujours gais».
Hoje, em terras portuguesas, a maior parte dos rapazes dos 18 aos 30 anos são duma insipidez que faz dó e, o que é peior, possuem uma intoleravel preocupação da sua inteligencia e uma convicção inabalavel da superioridade do seu grande saber! No meu tempo só os ursos eram assim."
(excerto do texto, Coimbra nos Noventas) 
Matérias:
Coimbra nos Noventas: - Coimbra nos Noventas. - A Recita do Quinto Anno. - Os Velhos. - O Centenario da Sebenta. - Os Lentes. - O Medo. - A Complicação. - Fóra das Aulas. - A Alta Sociedade. - As Tricanas. - Os Futricas. - Os Visitantes.
Primeira Exposição d'Arte em Lourenço Marques : Outubro de 1919.
A Morte do Imperador Carlos : 2 de Abril de 1922.
Uma Viagem pelo Norte de Portugal.
Encadernação inteira de sintético com selo de biblioteca na lombada. Sem capas de brochura.
Raro e muito apreciado.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário