20 abril, 2015

PORTELA, Artur - OS GRANDES DUELOS EM PORTUGAL. Lisboa, Livraria Popular de Francisco Franco, [1946]. In-8.º (19 cm) de 167, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Colecção de episódios históricos que, por questões de honra, culminaram em duelo.
"Já em 1914, pouco antes de estalar a guerra, num dos raros lapsos de tranqüilidade da Europa, se pensava em dotar o país de uma nova armada, Leote do Rego, com a sua franqueza rude e pitoresca, foi um dos que melhor se bateram pelo tridente de Neptuno no mar lusíada.
Era ainda capitão-tenente, mas já tinha aquelas barbas negras, em leque, tão características do revolucionário da época, como do apóstolo de todos os tempos, que, mais tarde, quando da participação de Portugal na luta, com o retrato repetido nos jornais, deviam celebrizá-lo em todo o país."
(Excerto de Quando os marinheiros se batem - duelo protagonizado por Leote do Rego e o 1.º tenente Nuno Ribeiro)
Crónicas:
I - O homem que desafiou o ditador. II - Um duelo de Afonso Costa. III - Há quarenta anos. IV - Entre jornalistas. V - Quando os marinheiros se batem. VI - Levantando a luva. VII - Um discurso sensacional. VIII - No campo da honra. IX - Eram dois valentes. X - Duelo trágico. XI - Uma angina diplomática. XII - Por causa da aviação. XIII - Dois espadachins. XIV - Irmãos de armas. XV - O último duelo em Portugal. XVI - Por sua dama.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar e muito curioso. 
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário