12 agosto, 2014

PIMENTEL, Alberto - O PORTO HA TRINTA ANNOS. Porto, Livraria Universal de Magalhães & Moniz, [1893]. In-8º (19,5cm) de X, [2], 284 p. ; E.
1.ª edição.
Apreciada monografia sobre o Porto.
"É de crêr que esta chronica retrospectiva do Porto do meu tempo nem sempre abranja, rigorosamente, um periodo de trinta annos. Mas, anno mais ou anno menos, não faz ao caso. O que eu pretendi foi dar ao leitor a impressão geral da época,a traços largos, evocando memorias de minha infancia, recordações que, contando por alto, não devem esfumar-se a menor distancia do tempo."
(Advertência indispensável)
"A cidade do Porto foi-se apinhando, originariamente, em torno do burgo da Sé, que a rainha D. Thereza doou ao bispo D. Hugo.
Ruas estreitas, alfurjas sombrias constituiam a povoação antiga, que a mitra portucalense senhoreava em lucta com o poder real. D'essa lucta resultaram graves conflictos, que se renovavam de quando em quando..."
(excerto do Cap. I)
Alberto Pimentel (1849-1925). "Escritor e jornalista. Publicou mais de duas centenas de obras, entre romances - sobretudo do género histórico -, crítica literária, crónicas de viagens, monografias históricas, memórias, poesia e teatro. Nas suas obras deu predomínio aos ambientes e figuras características do Porto."
Encadernação em meia de percalina com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Com uma folha solta (pp 111-112). 
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário