06 agosto, 2014

CENÁRIOS DO TEATRO DE S. CARLOS. Publicação do Ministério da Educação Nacional, preparada pelo Comissariado do Govêrno junto do Teatro Nacional de S. Carlos e subsidiada pelo Instituto para a Alta Cultura. [Introdução de João Pereira Dias]. Lisboa, Ministério da Educação Nacional, 1940. In-4.º grd. (29 cm) de [4], 51, [7], [3], [4] p. ; [50] p. il. ; B.
Bonita edição impressa em papel de qualidade superior. Ilustrada com 59 estampas a p.b., em 50 p. extratexto impressas sobre papel couché.
Valorizada pela dedicatória manuscrita do introdutor, acompanhada do seu cartão pessoal, ao distinto professor e escritor Agostinho de Campos.
História dos cenários e apontamento biográficos dos mestres que neles trabalharam, ao longo da história do Teatro de S. Carlos.
"Dispunha Lisboa de três teatro públicos acanhados e de aspecto miserável quando, em 1792, o grupo de negociantes e capitalistas Joaquim Pedro Quintela, Anselmo José da Cruz Sobral, Jacinto Fernandes Bandeira, António Francisco Machado, João Pereira Caldas e António José Ferreira Sola decidiu edificar um teatro lírico com a grandeza e dignidade correspondentes à gloriosa tradição do meio do século. [...]
"Procuram as páginas dêste volume mostrar a grande altura a que pairou a cenografia entre nós por mais de século e meio; mas cabe-lhes também a ingrata missão de apontar a descida brusca dos últimos quarenta anos."
(excertos da introdução)
Matérias:
Introdução
1 - Origem e objecto da presente publicação. 2 - Resenha histórica da cenografia. 3 - A cenografia em Portugal antes da abertura do Real Teatro de S. Carlos. 4 - A cenografia no Teatro de S. Carlos. 5 - Conclusões.
Catálogo dos Cenários do teatro de S. Carlos
Bibliografia
Estampas
I Parte - Alguns cenários arquivados no Teatro Nacional de S. Carlos.
II Parte - Documentos vários.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Manchado na parte inferior da capa. Carimbo da Sociedade de Língua Portuguesa nas primeiras folhas do livro, incluindo a f. rosto.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário