23 agosto, 2014

[BASTOS, José Joaquim Rodrigues de] - COLLECÇÃO DE PENSAMENTOS E MAXIMAS. Lisboa, Na Imprensa Nacional, 1845. In-4º (24cm) de VIII, 335, [1] p. ; E.
1.ª edição.
Raríssima edição original da Colecção de Pensamentos e Máximas, à época, a obra mais notável no seu género. Foi muito divulgada em Portugal e no Brasil, contando-se inúmeras edições ao longo do século XIX. Esta 1.ª edição tem a particularidade de ter sido publicada sem o nome do autor. A partir da segunda edição (1847), o título foi aumentado, alcançando o nome definitivo - Colecção de Pensamentos, Máximas e Provérbios.
"As maximas são como os numeros, que comprehendem grandes valores em poucos algarismos. Uma collecção dellas, ou de pensamentos que se lhes assemelhem, se corresponde ao fim moral e civilisador, a que devem dirigir-se collecções de tal natureza, é um deposito da sabedoria dos seculos; uma preciosissima mina, que cada um póde explorar, e que a todos póde enriquecer.
Aquelles, que não têem tempo para extensas leituras, acham ahi a unica leitura que lhes convem: e os que gostam de ler pouco, e reflectir muito, acham ahi os summarios dos mais apropriados capitulos que se podem, para os encher, propôr á sua reflexão.
A mocidade principalmente encontra um alimento sadio e solido que vai converter-se n'um excellente chylo; e o chylo n'um purissimo sangue, de que hade resultar a saude e o vigor de toda a sua vida. [...]
A maneira de ensinar por meio de sentenças curtas, destacadas, cheias de senso e de razão, é a mais antiga e a mais util, que se conhece. Era assim que os homens dos primeiros secilos se doutrinavam uns aos outros; e transmittiam á posteridade as regras de viver, e a sciencia dos costumes."
(excerto do prefácio)
José Joaquim Rodrigues de Bastos (1777-1862). Advogado e magistrado. Nasceu no lugar do Moutedo, Valongo do Vouga, Águeda, no dia 8 de Novembro de 1777 e faleceu a 4 de Outubro de 1862 na sua casa no Porto. Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Foi uma notável figura política e literária. Adere à Revolta da Martinhada (11 de Novembro de 1820). Deputado em 1821-1822, sendo secretário das Cortes. Membro da junta incumbida de reformar a Constituição de 1822. Em 1827 foi nomeado Intendente Geral de Polícia pela Infanta D. Isabel Maria, aderindo assim à nova política. Teve funções de Juiz do Tombo da comarca de Barcelos. Serviu D. Miguel I em vários cargos, sendo afastado pela nova ordem governativa em 1833.
Encadernação recente inteira de skyvertex a imitar carneira, com ferros a ouro gravados na lombada. Conserva as capas originais.
Exemplar em bom estado de conservação. Capa manchada, alvo de restauro nos cantos.
Raro.
50€

Sem comentários:

Enviar um comentário