04 agosto, 2014

WILDE, Oscar - BALLADA DO ENFORCADO. Traducção de Elysio de Carvalho. Prefacio de Celso Vieira. Illustrações de Di Cavalcanti. Rio de Janeiro, Edição da Revista Nacional, 1919. In-4º grd. (25,5cm) de [4], 60, [4] p. ; [14] f. il. ; il. ; E.
Poema original inglês de Oscar Wilde, dedicado pelo tradutor a Carlos Malheiro Dias, Celso Vieira e Azevedo Amaral.
Fez-se desta obra uma tiragem de 210 exemplares, sendo 10 em papel Vergé, numerados de I a X, e 200 em papel Imperial Hollanda, numerados de 11 a 210. O presente exemplar leva o n.º 174.
Contém 14 folhas ilustradas em folhas separadas: 1 retrato de Oscar Wilde, e 13 belíssimos desenhos da autoria de Di Cavalcanti.
"Depois de refulgir para as lettras, para as modas e para os salões, irrivalisavel junto ás mulheres e sobreerguido aos homens, attrahindo por um lado a gloria, accendendo por outro a inveja, o poeta inglez Oscar Wilde conheceu as agruras e o opprobrio do carcere de Reading, sentenciado como foi pela moral publica de Londres, judicialmente, em 27 de maio de 1895, a dous annos de trabalhos forçados, "hard labour". [...]
Mas não sahiu deste caliginoso mundo, em cujos horisontes nunca mais despontou o sol ephemero da alegria para os seus olhos tristes, sem que essa tristeza carceraria, feita de amargor e desesperança, peccado e arrependimento, evidenciasse na miniatura de uma obra prima, - "Ballada da Prisão de Reading" - o dolorido fructo imperecivel. [...]
Em 1899, seduzido pela extranha belleza do poema, fez-lhe uma traducção eloquente, mas livre e portanto infiel, o meu amigo Elysio de Carvalho... [...] Quasi dous decennios passaram; esse culto á obra do poeta inglez não esmoreceu, como lampada sem oleo ao pé de um idolo gentil, mas desadorado; antes se reavivou, e a nova traducção que hoje apparece, verdadeiramente nova sob todos os aspectos, com o velho titulo «Ballada do Enforcado", é muito mais cuidadosa, polida e exacta."
(excerto do prefácio)
Encadernação cartonada revestida por bonita sobrecapa desenhada por Di Cavalcanti.
Exemplar em bom estado de conservação. Pastas e lombada cansadas; sobrecapa com defeitos e falhas de papel.
Raro e muito apreciado.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário