07 agosto, 2014

QUEIROZ, Eça de - A ILLUSTRE CASA DE RAMIRES. Porto, Livraria Chardron, 1900. In-8º (18,5cm) de [4], 543, [1] p. ; E.
1.ª edição.
Rara edição original de uma das mais apreciadas obras de Eça, publicada no ano da sua morte.
"Nesta obra, Eça conta a história de Gonçalo Mendes Ramires, nas suas relações familiares, no seu convívio social, nos seus entusiasmos e nas suas inexplicáveis reacções.
O romance desenrola-se em dois planos que caminham paralelamente. Num, feito de idealismo, projecta-se o tradicionalismo romântico: romance histórico; no outro, com o sentido do realista, perpassa a vida contemporânea da província. É evidente o contraste entre a nobreza dos feitos guerreiros do romance e a mesquinhez, bisbilhotice, da vida da província. O próprio estilo é diferente." (Lilaz Carriço, in Literatura Prática II, Porto Editora)

"Desde as quatro horas da tarde, no calor e silencio do domingo de Junho, o Fidalgo da Torre, em chinellos, com uma quinzena de linho envergada sobre a camisa de chita côr de rosa, trabalhava. Gonçalo Mendes Ramires (que n'aquella sua velha aldêa  de Santa Ireneia, e na villa visinha, a aceada e vistosa Villa-Clara, e mesmo na cidade, em Oliveira, todos conheciam pelo «Fidalgo da Torre») trabalhava n'uma Novella Historica, A Torre de D. Ramires, destinada ao primeiro numero dos Annaes de Litteratura e de Historia, Revista nova, fundada por José Lucio Castanheiro, seu antigo camarada de Coimbra, nos tempos do Cenaculo Patriotico, em casa das Severinas."
(1.º parágrafo da obra)
Encadernação editorial, inteira de percalina, com ferros gravados a ouro na pasta frontal e na lombada.
Exemplar envelhecido, em bom estado geral de conservação. Pastas e lombada cansadas, descoradas, com defeitos vários. Assinaturas de posse nas f. rosto e anterrosto.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário