18 agosto, 2014

FERRÃO, Carlos - RELATÓRIOS SOBRE A REVOLUÇÃO DE 5 DE OUTUBRO. Prefácio e notas introdutórias de... Lisboa, Publicações Culturais da Câmara Municipal de Lisboa, 1978. In-4º (22cm) de 177, [3] p. ; B.
"O curioso que desejar conhecer ou o historiador que busque reconstituir, através das fontes, a revolução ocorrida em Lisboa (e também um pouco nos arredores) nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910 encontra um número muito reduzido de textos que narrem o desenrolar dos factos, os seus antecedentes, a actuação dos revolucionários ou, ainda, como se processou o descalabro das forças militares monárquicas.
Dá esta circunstância especial interesse aos relatórios agora divulgados - cujo valor intrínseco é, de resto, bastante elevado -, assim como do facto de nos elucidarem sobre a actuação de várias individualidades ligadas à revolução em diferentes locais da cidade resulta uma visão ampla e diversificada do movimento, pela variedade de perspectivas e de ângulos de observação."
(excerto da nota introdutória de Fernando Castelo-Branco)
Matérias:
- Relatório do comandante Machado Santos aos membros do Governo Provisório da República.
- Relatório do capitão de artilharia José Afonso Pala.
- Exposição dos factos ocorridos nos dias 3, 4 e 5 de Outubro de 1910 com o capitão de artilharia Mariano Augusto Coque Júnior.
- Relatório de Infantaria n.º 5 pelo capitão Ascensão Valdês.
- Conduta do Batalhão de Caçadores n.º 5 na revolução que precedeu a proclamação da República, pelo capitão Carvalhal Correia Henriques.
- Notas de um oficial revolucionário, alferes de Caçadores n.º 5 Ernesto Gomes da Silva Júnior.
- Relatório do segundo-sargento Francisco de Sousa Marques, de Caçadores 5.
- Relatório dos serviços revolucionários pelo advento da República nas Portas de Algés, pelo ten. António Joaquim Ferreira Dinis.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Carimbo na f. rosto, oferta da CML. 
Invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário