30 agosto, 2014

COSTA, Ferreira da - CINCO NOITES DE TORMENTA. Lisboa, Editorial do Povo, [1945]. In-8º de 140, [20] p. ; B. Col. Antologia de Grandes Reportagens, 1
1ª edição. 
Valorizada pela dedicatória autografa do autor.
Conjunto de interessantes crónicas.
"«Cinco noites de tormenta». O título não será excessivo, nem deslocado. Nenhuma delas foi escrita friamente. Nos momentos em que as vivi, houve tormenta em meu redor, ou agitação nos meus nervos. Sou daquêles que não conseguem presenciar sem funda emoção a menor cena da tragédia humana. Vibro, sofro, torno-me, afinal de contas, comparsa do espectáculo que quero observar. Mas suspeito que só assim - sentindo plenamente o assunto - poderemos transmitir impressões sinceras, libertos do risco de cair numa narrativa incolor e fria."
(excerto do prefácio)
Matérias:
- Carta à maneira de prefácio. - O farol dos «três loucos». - Duas horas debaixo de terra. - Os homens da barra. - Peregrinação entre cem mil mortos. - Quando os sinos dobram.
Ferreira da Costa (1907-1974). Jornalista e repórter português. Aos 17 anos, entrou como redactor no jornal «A Tarde», de Lisboa. Fez parte das redacções de outros jornais diários e, em 1928, seguiu para África. No regresso entrou para O Século, onde conquistou, mercê da sua actividade infatigável e das suas excepcionais qualidades, uma posição de justo relevo. Publicou importantes obras de literatura colonial, donde se destacam «Na Pista do Marfim e da Morte» e «Pedra do Feitiço».
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Assinatura possessória na capa. Capas oxidadas.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário