14 agosto, 2014

SANTOS, Cezar dos – O DESPRESADO. Lisboa, Edição do Auctor [Comp. e imp. na Tipografia Formosa – Lisboa], 1924. In-8.º (19,5 cm) de [2], 113, [3] p. ; [2] f. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Memorias do auctor do Marquez da Bacalhôa: - A sua conversão. - Carta a S. M. a rainha D. Amélia. - O Regicídio. - Os políticos. - Quem instigou o Marquez da Bacalhôa? - Cartas e autógrafos sensacionais.
Livro ilustrado no texto com cartas fac-símile, e em separado, com um fac-símile e um retrato do autor. 
Exemplar valorizado pela dedicatória manuscrita pelo punho do autor.
Curiosa e rara edição, com interesse para a história da República. Trata-se das memórias de António de Albuquerque, o autor de O Marquês da Bacalhôa, romance polémico, com abundantes referências à família real e em particular ao Rei D. Carlos, publicado em 1908, e que deu brado na época.
César dos Santos (1907-1974). “Jornalista, ensaísta e ficcionista. Escreveu várias crónicas e reportagens sobre Lisboa. A sua atenção recaiu também sobre o Oriente e o Japão, sendo autor de diversos livros sobre estas temáticas.”
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. Miolo em bom estado. Capas, f. rosto e lombada apresentam falhas de papel de relevo. Pelo interesse e raridade a justificar encadernação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário