29 agosto, 2014

COELHO, João - SERMAM // DO // ROSARIO // DA // VIRGEM SENHORA NOSSA // OFFERECIDO // AO ILLVSTRISSIMO, E REVERENDISSIMO SENHOR // D. VERISSIMO DE LANCASTRO // Arcebispo, & Senhor de Braga, Primàz das Espanhas, // do Concelho de sua Alteza, & seu Sumi- / lher da Cortina, nomeado In- // quisidor geral destes // Reynos. // PREGOV-O // O LICENCIADO JOAM COELHO // natural da Villa de Barcellos, em o primeiro // Domingo de Outubro de 1673. // PRESENTE O MESMO SENHOR ARCEBISPO // Primàz. // EM COIMBRA: // Com todas as licenças necessarias, // Na Officina de IOSEPH FERREYRA: Anno 1677. In-8º (19cm) de 23, [1] p. ; B.
Na p. de tít, tarja constituídas por pequenas vinhetas; No fim do texto, vinheta xilogr. com jarra de flores.
1.ª edição.
Obra dividida em duas partes: A dedicatória a D. Veríssimo de Lancastro (*) e o sermão propriamente dito.
"Livro da geração de Christo chama S. Matheus a este Evangelho: & porque não livro das geraçoens de Christo? porque não compendio, & volume das genealogias do Senhor? se perguntarmos aos Theologos quem he Christo, hão de responder, que he um composto inefavel de duas naturezas completas, humana, & Divina em a mesma subsistencia do Verbo unidas: se pois Christo tem duas geraçoens, assi como duas naturezas; porque não eserceuco hũa, & outra geração o Evãngelista? porque não falou em a Divina assi como escreveo a humana? a Divina por mais soberana parece avia de ser o primeiro rasgo de tão sagrada pena,avia de ser o assumpto melhor do Evangelista: a empreza quanto maior, quanto mais ardua, tanto mais realça de quem a cõsegue o credito."
(excerto do sermão)
(*) D. Verissimo de Lancastro, Cardeal da Santa Igreja Romana, Inquisidor Geral, quarto neto del Rey D. João, o II, foi provedor da Misericórdia em Évora, Thezoureiro-mór da Sé da cidade de Évora, e Inquizidor da dita cidade, Arcebispo e Senhor de Braga, Primàz das Espanhas, Conselheiro de Sua Alteza e seu Sumilier da Cortina. Ver Fr. Alvaro da Fonseca, Relação da nobre, e antigua família de Fonseca no Reino de Portugal… (Biblioteca Lusitana Histórica…, 1741-1759, p. 103) .
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação.
Raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário