19 agosto, 2014

SENA, Maria Tereza - A FAMÍLIA DO MARQUÊS DE POMBAL E O SANTO OFÍCIO. (Amostragem da importância do cargo Familiar na sociedade portuguesa setecentista e oitocentista). Lisboa, Editorial Estampa, [198-]. In-8º (21cm) de [50] p. (339-385 pp) ; B.
O texto desta separata constituiu uma comunicação apresentada em Dezembro de 1982 ao Colóquio Internacional organizado pela Comissão das Comemorações do 2.º Centenário da Morte do Marquês de Pombal.
"No gérmen desta comunicação está a confluência de dois temas a que nos vimos dedicando - o Marquês de Pombal, por um lado, a Inquisição, por outro. Quando pretendemos analisar quais os trâmites dos processos de habilitação para oficiais do Santo Ofício, fizemo-lo a partir do futuro Marquês de Pombal, datado de 1738, de que já se tinha falado no início do século, mas que nunca fora integralmente transcrito. Sê-lo-á agora.
Com a evolução do estudo do referido processo, e tendo seguido uma velha metodologia que sempre adoptámos no estudo dos processos-crime, ou seja, a elaboração da lista das pessoas referidas no processo e verificação das suas «relações» com a Inquisição, concluímos que os ascendentes do futuro Marquês de Pombal (incluindo os da sua primeira mulher, D. Teresa de Noronha) estavam quase todos ligados ao Santo Ofício, principalmente na qualidade de seus Familiares."
(excerto do Cap. I, Metodologia e objectivos)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse óbvio para a temática pombalina.
10€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário